10 dicas de ouro para NÃO cair em golpes nos postos de combustíveis

Orientações simples livram o consumidor de esquemas criminosos comuns.

O motorista brasileiro há anos enfrenta um problema sério com os golpes aplicados por postos de combustíveis. A ANP (Agência Nacional do Petróleo) até tenta conter os criminosos, mas eles se multiplicam com rapidez e facilidade incríveis.

Como não dá para resolver o problema de uma hora para outra, a solução é adotar medidas de segurança para evitar ser vítima desses estabelecimentos golpistas. Afinal, os prejuízos de abastecer com um produto ruim podem custar caro.

Além de aumentar a emissão de poluentes, um combustível adulterado pode levar à quebra de peças e até provocar defeitos no motor. Para fugir dessa cilada, é bom estar sempre atento a possíveis esquemas criminosos.

10 dicas para evitar problemas com postos golpistas

Foto: Shutterstock

Conheça nossas recomendações para identificar estabelecimentos confiáveis e evitar as empresas que passam a perna no consumidor:

1. Escolha bem o posto

Escolher um posto com bandeira conhecida é melhor, embora não seja uma garantia de confiabilidade. Fuja daqueles que utilizam as mesmas cores e símbolos de marcas famosas, pergunte aos amigos onde eles costumam abastecer e pesquise a reputação da empresa na internet.

2. Saiba a capacidade do seu carro

Verifique no manual do proprietário quantos litros de combustível cabem no tanque do seu carro para nunca pagar por uma quantidade maior do que sua capacidade.

Também é possível fazer uma projeção observando quantos litros cabem quando o indicador mostra um quarto cheio.

3. Fique de olho nos preços

Faça uma rápida pesquisa no celular para conferir o preço médio dos produtos em seu estado. Quando o valor parece tentador demais, algo pode estar errado.

4. Desça do carro

Tem gente que acha essa atitude um pouco drástica, mas não importa. Descer do carro ajuda a observar se existe placa de autorização de funcionamento, se os funcionários oferecem um atendimento e seguem um padrão, entre outras características que indicam que aquela é uma empresa confiável.

5. Confira o estado geral das bombas

Durante a inspeção visual, consulte a informação do fornecedor do combustível e verifique a integridade dos selos e lacres das bombas.

Esses lacres, localizados em pontos como as conexões das mangueiras, precisam estar inviolados para garantir que não houve manipulação do produto.

6. Confira o preço anunciado

O preço indicado na tabela do posto deve ser o mesmo da bomba. Verifique se o bico corresponde ao do produto que você solicitou, se o valor a pagar foi zerado e se o combustível foi mesmo colocado no tanque.

7. Solicite um teste

Em caso de desconfiança sobre a qualidade do combustível, o consumidor tem o direito de pedir ao frentista que faça um teste em sua presença. Existem diferentes provas, mas o estabelecimento nunca deve se recusar a fazê-las.

8. Exija a nota

Receber a nota fiscal é um direito do consumidor. A empresa que se recusa a oferecer o documento pode ser denunciada ao Procon ou à ouvidoria da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

9. Fique atento ao carro

Após encher o tanque, observe se a luz do sistema de injeção acende no painel e se há variação na marcha lenta. Confira também se o desempenho do carro caiu, se há ruídos estranhos e se o consumo aumentou.

10. Denuncie

Se mesmo com todos os cuidados você foi vítima de golpe em um posto de combustível, denuncie a empresa aos órgãos responsáveis, como ANP, Inmetro, Ipem e Instituto Combustível Legal.

Faça também queixas no site Reclame Aqui e poste nas redes sociais para evitar que o estabelecimento faça novas vítimas.

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