10 maiores marcas de motos do mundo: você sabe qual é a primeira?
Nomes conhecidos fazem parte da lista, mas outras marcas pouco familiares para os brasileiros também aparecem nela.
As dez maiores fabricantes de motos do planeta venderam mais de 40 milhões de unidades em 2022, uma pequena parte delas no Brasil. O top 10 global das marcas de motocicletas tem nomes bem familiares pelos brasileiros, principalmente as japonesas, mas outras empresas são desconhecidas para nós.
Não é surpresa que a Honda apareça em primeiro lugar na lista das maiores montadoras de veículos automotores de duas rodas do mundo, afinal, a empresa é uma gigante do ramo automotivo. Também não espanta a presença de nomes como Yamaha e Suzuki, ambas sediadas no Japão.
Mas e o restante das marcas do ranking, será que você consegue adivinhar? Já adiantamos que as chinesas e as indianas fizeram bonito e ficaram bem posicionadas.
No topo da lista, a Honda tem um volume de vendas quase três vezes superior ao da indiana Hero, a segunda colocada. Em terceiro lugar vem a Yadea, montadora chinesa que desenvolve bicicletas elétricas, motocicletas e scooters.
Nenhuma marca de outro país além de Japão, China e Índia conseguiu entrar no ranking, nem mesmo as consagradas Harley-Davidson, Ducati, BMW, KTM, Triumph.
Também ficaram de fora grupos e conglomerados da América do Norte e Europa, mostrando que a produção e a demanda nos mercados campeões não são brincadeira.
As 10 maiores marcas de motos do mundo
A Honda produziu 17,5 milhões de motocicletas em 2022, respondendo por uma em cada três vendas no segmento. A vice-líder Hero fabricou 5,4 milhões de unidades, uma diferença bem expressiva na comparação com a campeã. Fechando o pódio, a Yadea entregou 5 milhões de motos.
Confira as marcas de motos que mais venderam em 2022, o volume de emplacamentos e o país de origem de cada uma delas:
Foto: Siyanight/Shutterstock
-
Honda (Japão) – 17,5 milhões
- Hero (Índia) – 5,4 milhões
- Yadea (China) – 5 milhões
- Yamaha (Japão) 4,5 milhões
- Bajaj (Índia) – 3 milhões
- TVS (Índia) – 2,8 milhões
- Suzuki (Japão) 1,8 milhão
- Haojue (China) – 1,8 milhão
- Loncin (China) – 1,7 milhão
- Lifan (China) – 1,6 milhão