1ª Ferrari elétrica estreia em 2025. Valor já foi divulgado?
Novo modelo elétrico da icônica montadora italiana será revelado no fim de 2025 e deve chegar ao mercado no ano seguinte.
A primeira Ferrari elétrica da história está perto de se tornar uma realidade após milhares de quilômetros em testes na estrada. Citada pela primeira vez há cerca de três anos, a veículo está prevista para ser revelada no segundo semestre de 2025 e lançada no ano seguinte.
A novidade coloca a icônica montadora italiana na corrida global de eletrificação automotiva, segundo informações da Autocar. O CEO da marca, Benedetto Vigna, confirmou a informação e falou sobre os testes com protótipos.
“Já temos protótipos rodando milhares de quilômetros, e contamos com clientes muito qualificados como nossos pilotos de teste”, afirmou.
Ainda conforme a publicação, a produção do supercarro elétrico ocorrerá na nova fábrica de Maranello, na Itália. A planta tem um museu com mais de 30 máquinas que marcaram a história da fabricante, como a F2007, dona do último título da Ferrari na Fórmula 1.
O recém-construído Edifício E é um espaço moderno de cerca de 42 mil metros quadrados, criado para o desenvolvimento das tecnologias necessárias para a produção do carro elétrico.
“Precisamos projetar, desenvolver e fabricar essas novas tecnologias, componentes e processos aqui em Maranello”, afirmou Vigna em entrevista.
O que esperar da primeira Ferrari elétrica
Foto: Artur_Nyk/Shutterstock
Ainda não há muitos detalhes específicos sobre o novo automóvel, como trem de força, autonomia ou desempenho. Porém, o protótipo avistado em Maranello revela algumas informações interessantes, como os faróis semelhantes aos da Ferrari Roma e as rodas novas.
Já a carroceria parece uma modificação da estrutura usada no Maserati Levante, embora a montadora não tenha informado qual será o formato oficial do veículo. Apesar das ponteiras de escape falsas instaladas nos cantos do para-choque traseiro, os adesivos amarelos de alta voltagem deixam claro que se trata de um carro elétrico.
Também cabe destacar que o próximo lançamento pode trazer uma nomenclatura diferente daquelas que conhecemos no mercado hoje. Um exemplo disso é o Purosangue, que foi chamado de Ferrari Utility Vehicle (FUV) para se diferenciar dos demais SUVs.
Algo que já se sabe é que o novo EV da Ferrari manterá o tradicional ronco do motor característico dos automóveis a combustão produzidos pela montadora. Para isso, Vigna explica que usará um sistema que simula o ronco dos motores V12.
O preço do primeiro carro elétrico da marca italiana deve ficar na casa dos 500 mil euros (R$ 2,9 milhões, na conversão direta), um pouco acima da maioria dos modelos disponíveis no mercado atualmente.