1º abastecimento do carro flex deve ser com gasolina? Veja se é mito ou verdade

Descubra se é obrigatório encher o tanque pela primeira vez apenas com gasolina.

Após comprar um carro zero-quilômetro na concessionária, muitas pessoas ficam na dúvida sobre qual combustível colocar na primeira ida ao posto. Existe o mito de que, se o carro for flex, é necessário sempre abastecer com gasolina. Mas será que isso é verdade?

Após deixar a linha de montagem na fábrica, todo carro recebe de 3 a 5 litros de combustível. O intuito é realizar um check-up final no dinamômetro. Durante essa avaliação, a injeção eletrônica do veículo identifica qual tipo de combustível foi colocado no tanque durante o processo, seja gasolina ou etanol. Ao final, o sistema armazena essa informação no seu módulo.

Em seguida, logo após o teste, se tudo ocorrer bem, o carro segue para o pátio, onde aguardará o dia em que será enviado à concessionária. E, em todas as manobras, seja na fábrica ou na loja, o combustível utilizado é o mesmo inserido no dinamômetro durante os testes. Vale destacar que é comum muitas concessionárias colocarem mais de 3 litros para não correrem o risco de o cliente ficar sem combustível ao sair da loja.

Gasolina no 1º abastecimento de carros flex: mito ou verdade?

Um dos grandes erros que costumam acontecer quando se compra um carro zero-quilômetro é não receber a informação sobre qual combustível está dentro do tanque. Infelizmente, muitas concessionárias acabam esquecendo de repassar este detalhe ao cliente.

Dessa forma, se no primeiro abastecimento o cliente colocar um combustível diferente do que foi usado pela montadora, ele deverá rodar por, pelo menos, 15 minutos para que a injeção eletrônica reconheça a troca de produto e realize as adequações necessárias.

Porém, nem todo mundo sabe disso, e muitas pessoas, ao saírem com o carro da concessionária, passam no posto e vão direto para casa. Se o percurso for curto, a injeção eletrônica não consegue atualizar a tempo e, no dia seguinte, o carro não funciona porque o sistema continua com a informação do combustível anterior, aquele colocado na fábrica.

Foto: Shutterstock

O que fazer nestes casos

Se você comprar um carro e for encher o tanque pela primeira vez, coloque gasolina ou álcool e rode por, no mínimo, 15 minutos antes de desligar o veículo.

Outra recomendação é que, se você deseja abastecer com apenas alguns litros para chegar ao posto de sua confiança, por exemplo, o ideal é perguntar ao funcionário da concessionária sobre qual combustível está no tanque e, assim, colocar alguns litros para o trajeto.

Com estas dicas, é praticamente impossível que algo dê errado com o carro recém-saído da loja. Portanto, é um mito essa história de que carros flex devem ser obrigatoriamente abastecidos com gasolina na primeira ida ao posto.

você pode gostar também