1º carro elétrico do Brasil foi lançado há muito mais tempo do que você imagina

Em meio a uma ‘febre’ de veículos eletrificados no país, muitos se esquecem que o pioneiro no segmento é um pequeno brasileiro.

A venda de veículos eletrificados está crescendo exponencialmente no mercado nacional, tendo atingido a marca de 79.304 unidades emplacadas entre janeiro e junho de 2024. Somente nos primeiros seis meses do ano, o Brasil já comercializou o dobro do total de carros a bateria vendidos no ano passado inteiro, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Todos os meses, novos lançamentos elétricos e híbridos são lançados e impressionam os compradores com suas tecnologias avançadas e visuais ousados. O que muitos não se lembram é que nenhum desses modelos é o primeiro carro elétrico vendido no país.

E não, também não estamos falando da primeira onda de fabricantes chinesas que chegaram por aqui no início da segunda década dos anos 2000 com modelos que geravam desconfiança devido à baixa qualidade. Afinal, elas também só apareceram décadas após o pioneiro do segmento.

O primeiro carro elétrico do Brasil

Lançado em 1975 por uma fabricante de automóveis 100% nacional, o Gurgel Itaipu E150 foi o primeiríssimo automóvel elétrico vendido no mercado nacional e de toda a América Latina. O nome foi escolhido em homenagem à Usina Hidrelétrica de Itaipu, no Paraná, que estava em construção na época.

Foto: Reprodução

O modelo pesava 460 kg, sendo 320 kg só das baterias, que tinham 3,2 kW de potência (apenas 4,2 cavalos). A autonomia era de 50 km por recarga, que levava cerca de 10 horas para ser completada.
Nos primeiros modelos, a velocidade máxima não passava de 30 km/h, mas os últimos atingiam 60 km/h.

O pequeno elétrico tinha previsão de começar a ser produzido em série a partir de dezembro de 1975, na fábrica de Rio Claro, mas o peso das baterias, a baixa autonomia e o tempo de recarga prejudicaram sua história. Por conta disso, o Gurgel Itaipu deixou de ser produzido ainda enquanto protótipo e apenas 27 unidades foram produzidas, todas transformadas em item de colecionador.

E a Gurgel?

Em 1980, a fabricante fundada pelo engenheiro mecânico e eletricista João Augusto Conrado do Amaral Gurgel tentou lançar o furgão elétrico Itaipu E400, mas ele também teve vida curta. O modelo entregava 11 cv de potência e 80 km de autonomia, um pouco mais que o precursor.
Contudo, as baterias levavam as mesmas dez horas para serem recarregadas, o que pesou contra o carro.

No ano de 1982, sua produção foi encerrada após cerca de mil unidades produzidas.
A Gurgel ainda tentou lutar nos anos 90, quando pediu um empréstimo de 20 milhões de dólares ao governo federal, mas a falência veio em 1994.

Em 27 anos de história da empresa nacional, foram cerca de 30 mil carros fabricados, sendo mais de 4 mil exportados para mais de 40 países.

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