1º ônibus elétrico do mundo pode ser brasileiro e recarrega em menos de 10 minutos

Inovação anunciada por empresa de Minas Gerais é uma saída estratégica para o mercado de veículos eletrificados.

As baterias são os componentes principais dos carros elétricos e responsáveis por boa parte dos custos com a produção desses veículos. Por isso, muitas marcas desenvolvem pesquisas e testes na tentativa de encontrar elementos que possam substituir ou agregar na sua produção.

Uma empresa brasileira acaba de despontar na vanguarda da produção de baterias de nióbio, um elemento presente em abundância no país. A tecnologia pioneira foi desenvolvida pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) em parceria com a Toshiba e a Volkswagen Caminhões e Ônibus.

As novas baterias substituem o grafite pelo nióbio, o que reduz seu tamanho pela metade e resulta em uma densidade de energia ligeiramente inferior. Uma das vantagens é o tempo de recarga consideravelmente menor, de menos de dez minutos.

Além disso, os componentes de nióbio são menos suscetíveis a temperaturas extremas e alcançam uma vida útil de até 20 anos e 10 mil ciclos, sendo excelentes do ponto de vista da segurança e custo-benefício. Essas características fazem dela uma alternativa promissora para o mercado.

Nióbio (Foto: Shutterstock)

Primeiro ônibus elétrico com bateria de nióbio

Durante o anúncio da nova tecnologia, a empresa apresentou o protótipo do primeiro ônibus elétrico do mundo equipado com bateria de nióbio. Segundo a companhia, o veículo carrega quatro conjuntos de baterias de lítio com ânodo contendo nióbio, cada um com até 30 kilowatts-hora (kWh) de capacidade útil.

O modelo tem autonomia de cerca de 60 quilômetros e passará por testes por período indeterminado. No médio prazo, o plano é ampliar a aplicação dessa novidade em uma pequena frota destinada a validações.

A partir dessa etapa, os itens serão monitorados em tempo real para análise de seu comportamento, eventuais melhorias e desenvolvimento do conjunto. As empresas responsáveis poderão traçar os próximos passos para o lançamento do ônibus elétrico com bateria de nióbio após os testes.

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