3 coisas que você não deve fazer se o pneu da moto furar

Após o pneu da moto furar, muitos condutores acabam cometendo erros que só pioram a situação.

Diferentemente dos carros, quando o pneu da moto fura, não é possível abrir o porta-malas e tirar o estepe para a troca. O piloto deve buscar um borracheiro para o reparo ou até mesmo a substituição por um novo acessório.

Entretanto, antes de levar o veículo até uma oficina ou borracharia mais próxima, muitos donos de motos não tomam essa atitude de imediato e acabam agravando ainda mais a situação.

3 coisas para você não fazer quando o pneu da moto furar

Confira a seguir o que evitar caso o pneu da moto fure enquanto você estiver na rua:

1. Sentar no tanque da moto

Caso o pneu traseiro fure, muitos condutores se sentam no tanque ou quase no guidão da moto na tentativa de aliviar o peso na roda traseira e evitar um rasgo no pneu. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), essa medida é considerada arriscada e, inclusive, constitui uma infração de trânsito.

Em uma situação dessas, o centro de gravidade da moto estará alterado e, desse modo, mesmo tentando aliviar o peso na roda traseira, conduzi-la neste estado pode aumentar os riscos de queda e de acidentes muito mais graves.

2. Conduzir uma moto com o pneu furado

Complementando a dica acima, continuar pilotando a moto cujo pneu está furado pode ser muito arriscado para o piloto. Sem ar, a roda não adere ao asfalto como deveria, fazendo o condutor perder o controle do veículo. Além disso, qualquer manobra, desde a mais simples, torna-se pesada e arriscada.

Outro ponto importante a ser levado em consideração é que conduzir a moto com pneu furado pode fazer com que ele acabe rasgando. O que era para ser apenas um remendo pode resultar na compra de um novo.

3. Empinar a moto com o pneu furado

Foto: Shutterstock

Pode parecer loucura alguém cogitar essa ideia, mas saiba que muitas pessoas fazem isso. A manobra já é arriscada por si só e, com o pneu furado, ela se torna ainda mais perigosa.

Isso porque, ao empinar a moto, o pneu furado deixa de tocar o solo e o piloto conduz apenas recorrendo ao outro que está funcionando, geralmente o traseiro. Porém, fazer isso tem riscos, como a exposição a acidentes, bloqueio da visão do condutor, perda de estabilidade e dificuldade de desviar de algo de forma rápida caso seja necessário. Portanto, esqueça essa ideia!

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