3 dicas para dirigir durante a onda de calor que afeta o Brasil
Um carro extremamente quente pode ser uma experiência bastante desconfortável. Saiba como se proteger da onda de calor enquanto dirige.
A onda de calor no Brasil também afeta os motoristas. Com a metereologia prevendo que as temperaturas deverão atingir mais de 40ºC esta semana em diversas cidades do Brasil, manter a calma é essencial, especialmente ao dirigir um carro.
Um carro extremamente quente pode ser uma experiência bastante desconfortável, portanto, para saber como tornar a direção mais suportável e segura, aqui estão algumas dicas importantes para resfriar seu veículo.
Muitas vezes, o interior do seu carro pode parecer muito mais quente do que o exterior e, com temperaturas em torno de 40ºC, isso pode ser um problema grave. Desde fivelas de cintos de segurança escaldantes até bancos e volantes em brasa, é essencial manter-se o mais fresco possível e preparar-se para a viagem que tem pela frente.
1. Deixe o ar quente sair
Abra todas as janelas e use a porta como ventilador para ajudar o calor a escapar. Você pode fazer isso balançando a porta para frente e para trás. Recomenda-se fazer isso pelo menos três vezes para expelir o ar quente.
Ao começar a dirigir, mantenha as janelas abertas por alguns minutos e depois mude para o ar condicionado. Quando o carro começar a ficar mais frio, feche as janelas e mude para o ar recirculado. Dessa forma, o ar condicionado apenas empurrará o ar mais frio que já está dentro do carro pela cabine, em vez de arrastar mais ar quente de fora.
2. Estacione na sombra ou use um guarda-sol
Pode parecer óbvio, mas tente estacionar na sombra ou usar um guarda-sol. Isso pode ajudar a manter o carro mais fresco e evitar que o interior fique insuportavelmente quente.
Uma cortina refletiva no para-brisa é uma maneira boa e barata de combater o calor.
Como o pára-brisas é provavelmente a maior entrada de calor, bloquear esta área é uma boa forma de redireccionar o calor.
3. Incline as aberturas corretamente
Para distribuir uniformemente o fluxo de ar, é melhor inclinar as aberturas para cima para permitir que o ar se espalhe pelo carro.
Embora possa ser tentador direcionar as saídas de ar diretamente para o rosto depois de suportar temperaturas externas extremas, esse método não funciona tão eficazmente para manter o carro fresco.