3 dicas para preservar a pintura do seu carro e evitar que ela desbote
Além de esteticamente ruim, um veículo com a pintura desbotada ou desgastada pode ter um valor de revenda menor no mercado de usados.
A pintura de um veículo é uma das primeiras coisas que qualquer pessoa observa quando olha para ele, funcionando como um cartão de visita. Por isso, partes desbotadas e descascadas podem deixar a aparência do carro ruim e reduzir seu valor de revenda.
O processo de desgaste da pintura é resultado da exposição a condições climáticas, como a ação dos raios solares e os elementos químicos presentes nas chuvas, mas também pode ser causado pelo uso de produtos de limpeza inadequados. Isso sem deixar de mencionar a sujeira da estrada e até os excrementos de pássaros.
Para ter uma coloração sempre bonita e brilhante, a recomendação é seguir algumas dicas simples no dia a dia. Afinal, ninguém quer pagar alguns milhares de reais por uma camada de cor nova ou perder valor no momento da revenda.
3 dicas para preservar a pintura do carro
Foto: Evgenii Panov/Shutterstock
Considere seguir as recomendações abaixo para garantir uma carroceria sempre brilhante e bonita para seu automóvel:
1. Não deixe o veículo sob o sol, árvores ou na chuva
Agentes externos corrosivos, como fezes de passarinhos e chuvas ácidas ou de granizo, danificam a pintura do seu automóvel. O mesmo vale para a exposição às altas temperaturas do sol: os raios UVA, UVB e UV podem deixar a pintura mais fosca ou manchada, especialmente nos veículos com pintura de monocamada.
Por isso, sempre procure um estacionamento coberto e evite deixar o veículo em qualquer lugar, inclusive ao lado de obras e outros locais onde objetos possam cair na lataria.
2. Não lavar debaixo do sol ou com produtos impróprios
Especialistas recomendam não lavar o carro sob o sol porque o calor pode provocar manchas na pintura, causadas pelo sabão, que fica para trás, pois a água evapora muito rapidamente. Se feito de forma constante, esse processo pode criar vícios na tinta e danificar a coloração.
Além disso, o proprietário jamais deve usar esponjas muito ásperas ou panos sujos, tampouco produtos abrasivos na limpeza do veículo. Existem produtos específicos para limpeza automotiva pensados justamente para não prejudicar a pintura.
3. Não deixar sujo
Poeira, sujeira e detritos que grudam no carro durante a rodagem são ruins para a pintura porque podem causar arranhões. Mais do que lavar com frequência, o ideal é não cobrir o automóvel com capas quando ele estiver sujo, já que o atrito do material com essas partículas aumenta ainda mais a chance de danos.