3 mitos sobre multas no trânsito que muitas pessoas acreditam (mas não deveriam)

Para prezar a segurança no trânsito, é importante entender o que é verdade e o que é mentira em relação às multas.

As multas de trânsito são uma realidade para todos os motoristas brasileiros, mas muitas vezes existem informações errôneas que circulam, causando dúvidas e confusão.

Para não errar mais na hora de conduzir um veículo, conheça os três mitos comuns sobre multas de trânsito no Brasil e fique antenado nas vias públicas.

Multas no Brasil: os 3 principais mitos

Foto: Shutterstock

O primeiro mito que precisamos esclarecer é sobre a obrigatoriedade do cinto de segurança no banco traseiro. Muitas pessoas acreditam que apenas os passageiros do banco dianteiro são obrigados a utilizar o cinto, porém isso não é verdade.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo, independentemente de onde estejam sentados. Portanto, motoristas de aplicativos também devem exigir que seus passageiros usem o cinto, evitando assim multas e garantindo a segurança de todos.

Já o segundo mito comum é em relação ao uso de chinelo ao dirigir. Muitas pessoas acreditam que não há problema em conduzir um veículo usando esse tipo de calçado, mas o CTB estabelece que o motorista deve utilizar calçados que garantam o controle total do veículo.

Chinelo não é considerado seguro, pois pode escapar dos pés e atrapalhar a realização de manobras. Portanto, é importante dirigir com calçados fechados ou com suporte que prenda o calcanhar, evitando assim multas e possíveis acidentes.

Sendo assim, o terceiro mito trata da passagem no sinal vermelho. Muitas pessoas acreditam que não podem ser multadas por essa infração, mas passar no sinal vermelho é uma conduta gravíssima, prevista no CTB. Além de colocar em risco a segurança no trânsito, o condutor flagrado ultrapassando um sinal vermelho receberá uma multa no valor de R$ 293,47 e terá 7 pontos registrados em sua CNH. É fundamental respeitar a sinalização luminosa, garantindo a segurança de todos e evitando punições.

Então, é muito importante estar atento ao Código de Trânsito Brasileiro e desvendar os mitos sobre multas de trânsito. A segurança no trânsito deve ser sempre a prioridade, evitando assim multas, acidentes e prejuízos para todos os envolvidos. Esteja informado, respeite as leis e contribua para um trânsito mais seguro e consciente.

você pode gostar também