3 motivos pelos quais você NÃO deve completar o tanque da sua motocicleta

Meio de transporte popular no Brasil, as motos são uma maneira fácil de economizar com o consumo de combustível.

Com o aumento nos preços dos carros novos, as motocicletas tornaram-se uma opção de meio de transporte interessante para cada vez mais pessoas no Brasil. Sinônimas de liberdade e praticidade, elas também são uma ótima alternativa para aqueles que desejam economizar nos gastos com combustível.

Porém, além de comprar uma moto confiável e realizar as manutenções, o motorista que se preocupa em poupar precisa estar atento a um detalhe importante: o tanque de combustível. A grande pergunta é: completar o tanque na hora de abastecer é vantajoso?

Segundo especialistas, essa prática é desnecessária e pode até acarretar custos mais altos para o proprietário. Outra questão é o risco de derramamento e os perigos por ele trazidos, seja para outros condutores que passam pelo local ou para o meio ambiente.

Por que não encher o tanque da moto?

A capacidade do tanque de combustível de cada motocicleta é diferente, assim como acontece com os carros, variando normalmente de 3,5 a 10 litros. O grande erro da maioria dos condutores, além de deixar para abastecer somente quando o combustível está prestes a acabar, é encher o tanque completamente.

Muitas vezes, a intenção do piloto é aproveitar o preço baixo ou até evitar idas mais frequentes ao posto, mas nenhuma dessas justificativas é suficiente para cobrir os eventuais problemas que um tanque transbordando pode trazer. Confira os principais perigos:

  • Possibilidade de derramamento: a gasolina pode derramar na pista durante curvas mais acentuadas, aumentando as chances de incêndios e acidentes.
  • Risco ao meio ambiente: em caso de derramamento, o produto pode gerar prejuízos ao meio ambiente, incluindo a fauna e a flora do local.
  • Danos ao sistema: algumas motos possuem componentes especiais para drenagem de vapores. Se o combustível entra em contato com eles, pode causar danos e resultar em consertos complicados (e caros).

Além disso, vale mencionar que a energia que o veículo gasta para percorrer determinada distância é influenciada pelo seu peso. Como a energia vem justamente do combustível, quanto mais pesada estiver, mais a motocicleta gastará para rodar.

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