4 carros que inventaram demais e dificultaram a manutenção

Alguns projetos de veículos incluem dificuldades necessárias que geram problemas grandes em situações simples.

O mercado automotivo está sempre se reinventando, seja por meio do lançamento de motores mais modernos e potentes, ou pelo desenvolvimento de novos sistemas inteiros. Porém, apesar de a inovação ser sempre bem-vinda, alguns engenheiros acabam indo longe demais.

Quando o projeto do automóvel não considera o quesito manutenção, as novidades costumam trazer muito mais dor de cabeça do que bons resultados. Isso pode ser visto em alguns modelos excessivamente complicados de se reparar e que causam desespero até nos mecânicos da concessionária.

Em certos casos, um problema que poderia ser resolvido em casa vira uma operação gigante na oficina. Quer conhecer alguns exemplos? Confira a lista abaixo.

1. Chrysler Town & Country

A minivan de sete lugares não tem o pneu sobressalente da traseira porque é justamente lá que fica a terceira fileira de bancos retráteis. Para contornar a situação, o estepe foi colocado no centro do assoalho, acessível somente quando o motorista desmontar o console central.

O processo é complicado e depende de uma ferramenta para soltar um cabo de aço que segura o componente. Para piorar, o espaço cabe apenas um estepe temporário.

2. Honda Fit

A primeira geração do Fit é repleta de inovações, como as duas velas por cilindro. No entanto, é necessário esterçar as rodas dianteiras para realizar a substituição das lâmpadas dos faróis, além de retirar a proteção interna das caixas de roda. Só assim é possível abrir a capa do farol para alcançar as lâmpadas.

3. Land Rover Discovery 4

O SUV tem um motor muito grande e um cofre pequeno, o que dificulta bastante a manutenção deste e de outros componentes. Para realizar o serviço, o profissional precisa dividir o carro em duas partes, separando o chassi da carroceria.

Outra questão é que, cada vez que o veículo é desmontado, o dono tem que pagar para reprogramar suas centrais eletrônicas.

4. Audi A6

Na segunda geração do A6, o problema é parecido com o Discovery 4: o motor V6 ou V8 é grande demais para o cofre. Para trocar a correia dentada do veículo, o profissional tem que desmontar o para-choque, drenar e só então remover o radiador para soltar o suporte. Depois, é preciso montar tudo de novo.

você pode gostar também