4 pontos importantes para entender de vez o que é um carro híbrido

Dúvidas dos motoristas sobre a eletrificação se concentram principalmente sobre os automóveis do tipo híbrido.

Os carros eletrificados invadiram o mercado, mas a ofensiva foi tão rápida que muitos motoristas nem mesmo tiveram tempo de conhecer os detalhes sobre esse tipo de modelo. Os veículos 100% elétricos são um pouco mais fáceis de entender, mas e os híbridos?

Os automóveis híbridos ainda geram dúvidas em muita gente que “caiu de paraquedas” nesse mercado, apesar de adotarem uma tecnologia que existe há mais de 15 anos. Um dos motivos é que ela ainda é bem inacessível para a maioria da população devido ao alto custo dos sistemas.

Se você tem o desejo de colocar um modelo que mistura motores de combustão elétricos na garagem ou apenas saber mais sobre o assunto, veja 7 pontos importantes.

1. O que é um carro híbrido

O veículo utiliza um motor de combustão (movido a gasolina ou flex, por exemplo) com um ou mais motores elétricos. Essa combinação torna o carro menos poluente com a ajuda dos propulsores a bateria, atendendo às novas regulamentações acerca da emissão de poluentes, além de economizar combustível.

2. O que ele consome?

As médias de consumo dos automóveis híbridos podem ser até 80% melhores do que em sua versão a combustão. O Toyota Corolla híbrido, por exemplo, roda 6 km a mais com um litro de gasolina no modelo com motores combinados, segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).

O levantamento do Inmetro mostra que o Corolla Hybrid faz até 17,9 km/l, enquanto seu par a combustão com motor 2.0 flex consome 11,9 km/l.

3. Como funcionam os motores?

O funcionamento dos motores varia conforme o tipo de carro híbrido (leve, paralelo, plug-in ou em série). De forma geral, o propulsor elétrico é acionado ao ligar o veículo, em velocidades mais baixas ou em situações de cruzeiro.

Já quando ele precisa de mais força, como em acelerações ou ladeiras, o motor de combustão entra em ação. Esse propulsor também pode auxiliar na alimentação das baterias do sistema elétrico, mas tudo depende do projeto do automóvel.

4. Quais os tipos de híbrido?

São quatro tipos principais: híbrido-leve, híbrido paralelo, híbrido plug-in e híbrido em série.

O primeiro, também conhecido como Mild-Hybrid Electric Vehicle (MHEV), utiliza um pequeno motor elétrico como uma espécie de gerador para “aliviar” o trabalho do propulsor a combustão. Além disso, ele também pode funcionar como motor de arranque.

Já o Hybrid Electric Vehicle (HEV), ou híbrido paralelo, é o tipo mais comum no mercado brasileiro. Os motores elétricos e de combustão se revezam e, dependendo do modelo, o elétrico pode até ser dominante no funcionamento. Enquanto isso, o outro propulsor aparece em momentos de retomadas de velocidades.

Outro ponto de destaque sobre o híbrido paralelo é que a energia das desacelerações pode ser revertida para as baterias do sistema elétrico.

O Plug-in Hybrid Electric Vehicle (PHEV) é o modelo considerado mais eficiente e mais econômico. Formado por um motor elétrico que precisa ser conectado a uma fonte de energia externa, ele permite ao motorista rodar sem combustão por distâncias maiores. O GWM Haval H6, por exemplo, tem alcance de até 130 km em modo elétrico.

A última novidade do mercado é o híbrido em série, tipo de eletrificado que adota um motor de combustão apenas para carregar as baterias do propulsor elétrico. O sistema já está presente em modelos vendidos na Europa, mas ainda não chegou ao Brasil.

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