4 riscos de rodar com pneu careca que todo motorista deve saber antes que seja tarde

Não é apenas multa e remoção do veículo: condutor corre risco de vida.

Rodar com o pneu careca pode trazer diversos riscos aos motoristas. No entanto, o que se vê pelas ruas e rodovias são pessoas dirigindo com o pneu desgastado como se fosse algo normal e nada arriscado, o que é totalmente o oposto.

Quando estão nas últimas, no fim de sua vida útil, os pneus dos carros podem comprometer gravemente a direção do veículo e provocar acidentes. E não estamos falando apenas de pista molhada, mas também em pista seca, o que é mais preocupante.

Quando o pneu pode ser considerado “careca”?

Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o pneu fica “careca” ou desgastado quando o ressalto perpendicular aos sulcos do componente se iguala à espessura da banda de rodagem. Nesse momento, a profundidade dos sulcos já atingiu o nível mínimo de 1,6 mm. A troca deve ser feita o mais rápido possível.

Exemplo de um pneu careca (Foto: Hanjo Stier/Shutterstock)

A partir daí, quando esse limite é ultrapassado, o pneu já perde sua eficácia de segurança, deixando o motorista e o veículo vulneráveis a diversos tipos de acidentes e suscetíveis a manobras arriscadas.

Quais os riscos de rodar com o pneu careca?

Segundo especialistas, os principais problemas causados pelos pneus carecas são:

1. Redução da estabilidade

Diante da perda de aderência, o pneu careca afeta a estabilidade do carro e, consequentemente, sua dirigibilidade. Nessa “bucha” está incluída a perda da estabilidade direcional em razão da redução do poder de frenagem, sobretudo se o veículo estiver em alta velocidade.

2. A temida aquaplanagem

Se os pneus carecas são perigosos em pista seca, o risco duplica em pista molhada durante a chuva. Neste caso, o motorista pode sofrer de aquaplanagem, em que desliza pela pista sem nenhum controle do veículo.

Isso acontece porque os sulcos que ficam na banda de rodagem, os quais drenam a água, estão sem profundidade, fazendo com que o contato com o solo seja perdido com muita facilidade.

Foto: Milkovasa/Shutterstock

3. Maior incidência de furos

Além de colocar em risco a dirigibilidade do veículo, o pneu careca também estoura mais facilmente ao passar em um buraco ou sobre algo pontiagudo. O que acontece é a exposição das lonas de aço que compõem a estrutura do pneu. Com o passar do tempo, elas podem ficar expostas e sofrer oxidação, tornando-se vulneráveis.

4. Pneus carecas: adeus, frenagem!

Caso os pneus estejam carecas e seja necessário fazer uma freada brusca, o motorista terá de contar com a sorte. Se isso acontecer, ele percorrerá um maior espaço a partir do ponto de início da freada; além disso, não saberá quando irá parar. A falta de aderência ao solo é o principal motivo, assim como na aquaplanagem.

Apesar dos inúmeros riscos de trafegar com este componente desgastado, é importante destacar que pneu careca dá multa, conforme o Inciso XVIII do Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A infração é de natureza grave e acarreta uma penalidade financeira no valor de R$ 195,23, além de 5 pontos na carteira. Dependendo do estado do pneu, o veículo pode ser removido do local.

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