5 carros BIZARROS que nunca saíram do papel (ainda bem!)

Conceitos apresentados pelas montadoras não se tornaram realidade, muito em razão da recepção do público.

Antes de lançar novos projetos e tecnologias, é comum para as montadoras apresentarem carros-conceito para testar a ideia junto ao público e à mídia. Esses veículos têm caráter experimental e por vezes viram notícia devido à presença de elementos que despertam a atenção.

Alguns conceitos são muito bem aceitos e acabam se transformando em modelos de produção, mas nem sempre isso acontece. Certos automóveis experimentais nunca saem do papel por serem estranhos demais ou terem uma má recepção do público, às vezes as duas coisas.

Carros-conceito diferentes que não se tornaram realidade

Olhando para trás, os protótipos geram muita curiosidade devido à sua bizarrice e exagero. Embora provavelmente jamais vejam a luz do dia, vale a pena relembrar os carros-conceito mais “diferentões” da história. Veja cinco exemplos:

1. Plymouth Voyager 3 (1989)

Em 1989, o mercado se chocou com a apresentação do protótipo Voyager 3, carro dono de um dos visuais mais assustadores já vistos.

No auge do sucesso das minivans, o modelo surgiu como um subcompacto de três lugares com uma extensão traseira de cinco assentos acoplada. Bizarro é pouco.

Foto: Old Concept Cars

2. Plymouth Expresso

A submarca da Chrysler atacou novamente em 1994 com o conceito do Expresso. O veículo remetia a um carro de brinquedo, com o aspecto infantil destacado pelas calotas amarelas e as janelas arredondadas.

O projeto foi abandonado, mas o nome retornou posteriormente com um pacote de acabamento.

Foto: Old Concept Cars

3. Honda Fuya-Jo

Em 1999, foi a vez da Honda aparecer com o esquisitão Fuya-Jo. Apresentado durante o Salão do Automóvel de Tóquio, o carro permitia que os ocupantes ficassem em pé dentro dele e contava com alto-falantes, mesa de mixagem e cadeiras personalizadas, para “não deixar a festa acabar”.

Foto: PlanetCarsZ

4. Nissan Pivo 2

No fim da primeira década dos anos 2000, a montadora japonesa surgiu com o conceito do Pivo, um carro equipado com rodas que podiam girar até 90° e cabine totalmente giratória.

Para ter essa funcionalidade útil, a marca parece ter se esquecido de fazer o design direito e criou uma espécie de bolha sobre rodas.

Foto: Reprodução

5. Scion Hako Coupé

Quem fecha a lista é o Scion Hako Coupé, uma aposta da Toyota feita em 2008 para conquistar o público jovem norte-americano e ser uma opção de primeiro carro barato.

O carro tinha um estilo bem retrô, com para-lamas e capô bem acentuados, criando um visual bem incomum.

Foto: Consumer Guide Automotive

você pode gostar também