5 carros populares de 1994: quanto eles custariam hoje, 30 anos depois?
Descubra como o valor de famosos automóveis de 1994 se transformaria hoje com a inflação acumulada de 708%.
No dia 1º de julho de 1994, o Brasil assistiu ao lançamento do Plano Real, uma medida econômica que visava estabilizar a economia nacional. Desde então, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou uma inflação acumulada de 708%. Com isso, o que era adquirido por R$ 1 no passado custaria hoje R$ 8,08.
Para ilustrar essa transformação, analisamos cinco modelos de automóveis vendidos na época, atualizando seus valores de acordo com a inflação. Entre os modelos, destacam-se carros de entrada como o Fusca, o Uno e o Corsa, além de veículos mais sofisticados, como o Escort XR3 conversível e o Honda Civic.
Carros Populares de 1994
1. Volkswagen Fusca 1.6
Foto: Divulgação/Volkswagen
Em 1994, o Fusca era o carro mais acessível do Brasil, custando R$ 7.243. Após o reajuste inflacionário, esse valor se eleva para R$ 58.524,94. O Fusca 1.6 ressurgiu no mercado nacional justamente em 1994, alinhando-se ao preço do Gol 1000.
2. Chevrolet Corsa 1.0
Foto: Divulgação/Chevrolet
Lançado em sintonia com o Plano Real, o Corsa 1.0 chegou com preço inicial de R$ 7.350. Corrigidos, esses valores alcançam R$ 59.389,52. Esse compacto figurava entre os veículos populares da época, com um custo consideravelmente inferior aos modelos de entrada atuais.
3. Ford Escort Hobby 1.0
Foto: Divulgação/Ford
A versão mais básica do Escort, o Hobby 1.0, era comercializada por R$ 7.726,93. Hoje, esse valor se atualizaria para R$ 62.435,19. A segunda geração desse modelo já estava disponível quando o Plano Real foi implementado, ainda que a versão mantivesse o design anterior.
4. Volkswagen Santana GLSi 2.0
Foto: Divulgação/Volkswagen
O Santana GLSi 2.0 tinha um preço de tabela de R$ 33.223,56 em 1994. Atualizando para a inflação, o carro custaria R$ 268.453,23 atualmente. Equipado com injeção eletrônica, o modelo compartilhava motorização com o Escort XR3.
5. Fiat Tempra 2.0 Ouro 16V
Foto: Divulgação/Fiat
Prestigiado na categoria de sedans médios, o Tempra 2.0 Ouro 16V era vendido por R$ 27.495,04 há três décadas. Com a inflação, esse valor subiria para R$ 222.165,60. Embora não fosse o mais caro da categoria, sua motorização turbo, introduzida ainda em 1994, trouxe um custo adicional considerável.
Vale destacar que esses valores revisados revelam como a inflação impactou o mercado automobilístico ao longo das últimas três décadas. O Plano Real, marco fundamental na história econômica do Brasil, também transformou o poder de compra dos brasileiros, refletindo diretamente nos preços de produtos icônicos como os veículos da época.