5 coisas que você precisa saber antes de alugar um carro nas férias
Durante o mês das férias escolares, muita gente aproveita para colocar as malas em um carro alugado e viajar com a família.
Muitos brasileiros aproveitam as férias de julho para viajar com a família, o que movimenta o setor de turismo e também o segmento de aluguel de carros. Segundo pesquisa da Decolar, a demanda por pacotes de viagem teve alta de 107% em 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior.
Outro levantamento que confirma que o brasileiro voltou a viajar nas férias é o da CVC, que prevê um crescimento de 10% no turismo este ano. Já a MaxMilhas divulgou dados que revelam um aumento de 5% da busca por hotéis e passagens promocionais para viagens a dois.
Para se locomover com facilidade no destino escolhido, muitas pessoas optam por viajar de carro. Conforme dados do Ministério do Turismo, os automóveis são o meio de transporte usado por 45% dos brasileiros durante os deslocamentos.
Porém, tem gente que não quer lidar com a dor de cabeça de rodar pelas estradas com o próprio veículo e nem está disposta a arcar com custos de manutenção. Esse público tem como solução mais comum o aluguel de carros, uma alternativa bastante conveniente.
5 dicas para se dar bem ao alugar um carro
Foto: XArtProduction/Shutterstock
O segmento de locação de veículos registrou alta anual de 22% em 2023, conforme a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), e as expectativas também são otimistas para 2024. Se você planeja alugar um carro, é bom conferir as dicas que preparamos abaixo.
1. Leve a cadeirinha infantil
O uso de cadeirinhas especiais é obrigatório no Brasil para o transporte de crianças de até 4 anos de idade, mas esse equipamento tem um custo extra na locadora. Para evitar o gasto desnecessário, uma saída é levar a própria cadeirinha de casa.
2. Escolha o carro certo
Embora escolher um modelo mais barato seja vantajoso para quem busca economia, é interessante pensar no conforto e na segurança dos ocupantes, afinal, ninguém quer passar as férias apertado no carro. Antes da decisão, também é importante avaliar o tipo de solo onde o carro vai circular, por exemplo, se as vias são asfaltadas ou não.
3. Acompanhe a vistoria
A vistoria feita antes de o automóvel deixar a locadora é importante para evitar gastos extras. Confira com cuidado se há riscos ou marcas no veículo, se o estepe está no local certo e até como está a condição das janelas. Vale a pena pedir uma cópia da inspeção e estar presente durante essa avaliação.
4. Aposte em pacotes de proteção
Contratar um adicional de proteção pode deixar o preço mais alto, mas evita dores de cabeça e prejuízos maiores com imprevistos. Esses pacotes cobrem, por exemplo, eventos como furto e roubo, incêndio e acidentes de trânsito.
5. Não alugue no aeroporto
É bastante comum encontrar guichês de locadores de veículos nos aeroportos mundo afora, mas o serviço costuma incluir taxas adicionais quando contratado nesses terminais. A recomendação é pesquisar antecipadamente outras lojas para verificar se o custo de deslocamento e o tempo gasto valem a pena.