5 dicas infalíveis para prolongar a vida útil da bateria do seu carro

Nada pior do que tentar ligar o carro e o motor não responder. Saiba como adiar a troca da bateria do seu veículo.

Quando se trata de carro, nada pior do que aquela sensação de tentar ligar o veículo e o motor não responder. Geralmente, a principal causa dessa situação é a falta de bateria. Apesar de ser uma situação que, cedo ou tarde vai ocorrer, uma vez que o equipamento tem um vida útil média entre dois e quatro anos, é possível retardar esse momento.

Isso porque, muitas vezes, o que causa a necessidade de troca precoce da bateria é justamente o uso incorreto de certos equipamentos. Para que isso não ocorra com o seu carro, separamos algumas dicas que vão prolongar a vida útil da bateria.

1- Mantenha o terminal limpo

Pode parecer um simples detalhe, mas manter os terminais da bateria limpos é a primeira coisa que você pode fazer para prolongar a vida útil do equipamento. Na prática, a limpeza evita problemas como, por exemplo, a fuga de carga, oxidação, faíscas ou mesmo possíveis curto-circuitos.

2- Ligue o seu carro periodicamente

Se você vai ficar um longo período sem usar o carro, o melhor a ser feito é desconectar os terminais da bateria. Assim, você evita um processo químico chamado sulfetação, além de evitar a descarga completa da bateria. Outra opção é fazer o motor funcionar regularmente, mesmo sem movimentar o carro, por cerca de dez minutos.

3- Desligue componentes eletrônicos

Antes de desligar o carro, lembre-se de desligar todos os componentes eletrônicos que estiverem em uso. Estamos falando de faróis, central multimídia, ar-condicionado… Isso porque, se ao ligar o carro, estes itens estiverem ligados, haverá uma sobrecarga na bateria, diminuindo, a longo prazo, a vida útil do acessório.

4- Carro desligado, som idem

Parece besteira, mas ficar com o carro desligado e com o som funcionado é uma das maneiras mais comuns de diminuir a vida útil da bateria. O ideal, portanto, é desligar o som ou deixar o motor funcionando enquanto espera para dar partida ou mesmo a chegada de uma pessoa antes de iniciar a viagem.

Nesse sentido, alguns modelos de carro já não permitem o uso do rádio com o carro desligado.

5- Verifique a amperagem da bateria

É fato que os carros estão cada vez mais modernos e repletos de itens eletrônicos que vão desde o botão de partida até bancos elétricos. Tudo isso exige da bateria e, portanto, ficar atento à amperagem do acessório é fundamental. Em síntese, baterias de 45 a 60 amperes costumam atender bem a modelos mais básicos, ou seja, sem tantos itens eletrônicos.

Se estiver na dúvida de qual é a amperagem ideal para a bateria do seu carro, basta consultar o manual do veículo quando precisar fazer uma eventual troca.

você pode gostar também