5 motivos para você comprar a BYD Shark e 5 motivos para você ficar longe da picape híbrida

Descubra os pontos fortes e fracos da primeira picape média híbrida plug-in do Brasil, lançada pela BYD em outubro.

A picape BYD Shark chegou ao mercado brasileiro, trazendo inovações e suscitando debates entre os entusiastas automotivos. Lançada por R$ 379.800, a caminhonete chinesa é oferecida em um único pacote de acabamento. Marcando um novo capítulo no segmento, destaca-se por ser a pioneira entre as picapes médias híbridas plug-in no Brasil.

A expectativa em torno do lançamento era alta, especialmente após meses de espera. Assim, especialistas decidiram analisar minuciosamente seus atributos e deficiências. A comparação com modelos concorrentes, como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger, é inevitável. Uma análise detalhada dos prós e contras desse modelo pode ajudar na melhor tomada de decisão.

Foto: Divulgação/BYD

Pontos positivos da BYD Shark

1. Vehicle-to-Load (V2L)

Com a capacidade de atuar como um gerador, a Shark possibilita o fornecimento de energia elétrica para dispositivos externos, através de sua bateria de 29,6 kWh.

2. Acabamento interno

O interior da picape impressiona com materiais de qualidade e design sofisticado. A combinação de cores e o espaçoso console central são destaques no segmento.

3. Soluções práticas

Funcionalidades como a abertura da tampa da caçamba por botão e a escada de acesso são diferenciais práticos e facilitam o uso diário.

4. Desempenho e potência

A Shark impressiona com suas rápidas retomadas. Com um motor 1.5 turbo de ciclo Miller, ela gera 183 cv, acompanhado por dois motores elétricos, totalizando 437 cv e 65 kgfm de torque. Testes mostraram que atinge de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos.

5. Eficiência energética

Mesmo com a bateria descarregada, a Shark oferece consumo razoável. No entanto, seu grande destaque é o consumo energético de apenas 0,91 MJ/km, permitindo rodar até 57 km sem gasolina.

Desvantagens da BYD Shark

1. Ergonomia e acesso

Com altura de 1,92 m e vão livre de 210 mm, a Shark pode ser desafiadora para pessoas de estatura mais baixa, mesmo com estribos auxiliares.

2. Preço elevado

O custo da Shark, embora competitivo com a Ford Ranger Raptor, é superior ao de outros modelos do segmento, dificultando a conquista de mercado.

3. Capacidade de carga

A capacidade de carga da Shark é limitada a 790 kg, em comparação com os concorrentes, que ultrapassam 1 tonelada, principalmente devido à legislação sobre motores a diesel.

4. Peso total

Com 2.710 kg, a Shark compromete sua capacidade de carga, limitando-se ao Peso Bruto Total permitido para a CNH tipo B, restringindo sua atratividade.

5. Carregamento demorado

Carregadores domésticos oferecem apenas 6,6 kWh, prolongando o tempo de recarga para até nove horas, o que pode ser inconveniente para muitos usuários.

A BYD Shark apresenta um conjunto interessante de inovações e benefícios, especialmente no que se refere à tecnologia e eficiência energética.

Contudo, suas limitações em termos de capacidade de carga, ergonomia e preço podem ser um obstáculo para alguns consumidores. A decisão de adquiri-la dependerá das prioridades individuais de cada comprador.

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