5 SUVs híbridos que gastam menos que um hatch compacto a combustão

Eletrificação dos automóveis possibilita que modelos maiores também entreguem eficiência no consumo.

Carros menores e com motores de baixa cilindrada costumam ser mais eficientes no consumo de combustível do que os modelos maiores e mais potentes. No entanto, desde o início da eletrificação dos automóveis, essa lógica tem ficado ultrapassada.

Atualmente, existem SUVs tão ou até menos gastadores do que pequenos hatches compactos com motor 1.0 a combustão. Essa inversão de valores é resultado da motorização híbrida, que combina o propulsor convencional a um ou mais motores elétricos.

Um bom exemplo disso é o Toyota RAV4, que com seu sistema híbrido plug-in consegue percorrer até 35 km/l na cidade e 30 km/l na estrada com gasolina no tanque. O Volkswagen Polo Track, por exemplo, faz em torno de 13,5 km/le 15 km/l nos mesmos ciclos, segundo dados do Inmetro.

Existem outros tantos utilitários esportivos híbridos plug-in econômicos para satisfazer as exigências de quem gosta da carroceria, mas não quer gastar demais com combustível. Esses modelos são capazes de utilizar apenas o motor elétrico e podem ser carregados na tomada.

5 SUVs híbridos econômicos

Se o que você procura é um carrão que gasta pouco, confira a lista dos utilitários esportivos híbridos plug-in mais econômicos do que um hatch pequeno.

5. Haval H6 PHEV – R$ 281.000

Foto: Divulgação/GWM

Abrindo a lista de utilitários esportivos econômicos, chega o modelo da GWM, equipado com motor 1.5 turbo de 150 cv e 23,4 kgfm de torque, além de câmbio automatizado de duas marchas. Os motores elétricos possuem 177 cv (dianteiro) e 184 cv (traseiro).

  • Consumo: 28,7 km/l na cidade e 25,3 km/l na estrada.

    4. Volvo XC60 PHEV – R$ 449.950

    Foto: woodsnorthphoto/Shutterstock

      Entrando no universo do luxo, o SUV da Volvo tem motor 2.0 turbo de 310 cv e 40,8 kgfm, atrelado a uma transmissão automática de 8 marchas. O sistema atua em conjunto com um propulsor elétrico de 145 cv para gerar potência combinada de 462 cv e incríveis 72,3 kgfm de torque.

      • Consumo: 28,9 km/l na cidade e 29,9 km/l na estrada.

      3. Caoa Chery Tiggo 8 PHEV – R$ 239.990

      Foto: Deni Williams/Shutterstock

      O conjunto é baseado em um motor 1.5 litro de cilindrada de 147 cv/22,5 kgfm e câmbio CVT com simulação de até 11 marchas. São dois motores elétricos: um de 95 cv no eixo dianteiro e outro de 75 cv no eixo traseiro, chegando a uma potência combinada de 317 cv junto com o propulsor a combustão.

      • Consumo: 32,7 km/l na cidade e 27,2 km/l na estrada.

      2. BYD Song Plus – R$ 239.800

      Foto: Divulgação/BYD

      O chinês vem com um propulsor 1.5 de 105 cv de potência e 13,8 kgfm de torque, aliado a um câmbio automático de marcha única com conversor de torque. Seu único motor elétrico, localizado no eixo dianteiro, gera 194 cv e soma uma potência combinada de 235 cv.

      • Consumo: 35,6 km/l na cidade e 27,2 km/l na estrada.

      1. Toyota RAV4 PHEV – R$ 399.990

      Foto: The Global Guy/Shutterstock

      A lista termina com um dos SUVs mais vendidos do mundo, equipado com um motor 2.5 a combustão que funciona mais como gerador. Ele rende até 185 cv de potência e 22,7 kgfm de torque e trabalha em conjunto com os motores elétricos, que desenvolvem 182 cv no eixo dianteiro e 54 cv no traseiro. O câmbio é do tipo CVT de 1 marcha.

      • Consumo: 35 km/l na cidade e 30 km/l na estrada.
      você pode gostar também