5 ‘vícios’ que acabam com o câmbio automático em um piscar de olhos

Hábitos simples da rotina de muitos condutores aumentam o desgaste da transmissão automática. É bom ter cuidado.

O aumento no número de carros com câmbio automático vendidos no Brasil demonstra o interesse dos brasileiros em adquirir a tecnologia. Apesar da maior demanda, muitos motoristas ainda não estão familiarizados com esse tipo de transmissão ou simplesmente continuam cometendo erros no uso da caixa.

A comodidade de trocas de marcha automática é a principal vantagem do sistema, mas ele requer alguns cuidados específicos para evitar o desgaste prematuro das peças e o consequente prejuízo no bolso.

Portanto, se você já tem ou planeja comprar um automóvel automático e quer manter o conjunto bem conservado por mais tempo, é bom aprender a lidar com o câmbio de forma correta.

5 vícios que detonam o câmbio automático

Foto: Shutterstock

Veja nossas recomendações do que não fazer para aumentar a durabilidade e prevenir danos na transmissão automática do seu carro:

1. Não use o modo ‘P’ ou ‘R’ com veículo em movimento

Alguns condutores selecionam o modo “R” (ré) com o automóvel ainda se movendo para a frente, ou o “P” (estacionamento) antes de sua parada total. Com o tempo, esse péssimo vício danifica os componentes do câmbio, especialmente aqueles com acionamento mecânico das posições.

2. Não tente fazer o motor ‘pegar no tranco’

Um carro automático teoricamente pode “pegar no tranco”, mas isso é bem difícil na prática, já que o sistema de injeção de combustível demanda eletricidade para funcionar. Segundo especialistas, um dos principais riscos é o rompimento da correia dentada.

3. Não esqueça de trocar o óleo do câmbio

Embora o intervalo de manutenção do câmbio automático seja bem menor do que o da transmissão manual, ele existe. O motorista precisa trocar o óleo da caixa respeitando o prazo indicado no manual do carro, além de ficar sempre atento a possíveis vazamentos e outros problemas.

4. Não ‘segure’ o carro na subida com acelerador

“Segurar” o veículo em um aclive dosando os pedais da embreagem e do acelerador é outro erro terrível que desgasta o pedal, além de ser desnecessário. O carro automático consegue se manter em um aclive sem essa técnica, bastando manter o pé no freio quando o veículo estiver parado.

5. Não deixe o câmbio no neutro ao parar no semáforo

Colocar o veículo em ponto morto ao parar no semáforo é desnecessário porque a configuração deve ser usada apenas em situações de manutenção. Durante a parada, o motorista deve selecionar a posição “D” e colocar o pé no pedal do freio para manter o sistema hidráulico pressurizado e os componentes lubrificados.

você pode gostar também