6 truques simples para proteger as peças de plástico do seu carro e mantê-lo com visual de novo
Para deixar o carro com a aparência sempre bem conservada, o dono também deve prestar atenção nos plásticos.
Tem muita gente que gosta de manter o carro com uma aparência sempre brilhante e impecável, por isso se esforça na limpeza da pintura. No entanto, esses mesmos proprietários acabam se esquecendo de prestar atenção nas peças de plástico do veículo.
Aproximadamente 8% do peso de um carro corresponde ao plástico que ele carrega, por isso, esses componentes também devem receber o cuidado necessário. Caso contrário, podem ficar com aquele aspecto ressecado e feio que acaba desvalorizando o modelo na revenda.
Como limpar o plástico do carro
Para quem quer fazer o serviço completo, existem algumas dicas básicas na hora de limpar as peças plásticas do automóvel. Confira as principais:
1- Não use silicone
Uma das recomendações mais importantes é evitar produtos à base de silicone, que no primeiro momento até dão brilho, mas depois ressecam o material. O ideal é utilizar um bom shampoo para carro, evitando também receitas caseiras mirabolantes, principalmente as que envolvem solventes.
2- Atenção ao teto
Embora sejam resistentes, as peças de plástico presentes no teto do carro costumam ficar manchadas com seiva de árvore e fezes de animais. Não se esqueça delas durante a limpeza.
3- Cuidado com o polimento
É ideal conversar com o profissional que faz o polimento do seu veículo para que ele proteja os componentes plásticos com fita antes do procedimento. Contudo, surge outro possível problema: o adesivo pode arrancar um pedaço da peça, o que resultaria em um gasto adicional.
4- Cuidado ao lavar o motor
Alguns lava-rápidos utilizam óleo diesel para lavar os motores dos carros. Embora o produto seja eficiente na remoção da sujeira, prejudica principalmente os plásticos.
5- Evite receitas caseiras
Não caia nas dicas de receitas populares como “pretinho”, óleo de motor queimado, água com açúcar ou qualquer mistura duvidosa para limpar as peças de plástico. Ao levar o carro à oficina, pergunte que tipo de produto eles utilizam.
6- Use produtos à base de água
Hidratar o plástico esbranquiçado de ressecamento pode ser feito com pistolas de ar quente em oficinas especializadas, por meio de um processo que leva de 2 a 3 horas. O melhor mesmo é usar produtos à base de água – que são mais caros, mas valem a pena – para não deixar o material ressecar.
O mesmo vale para as peças do interior do automóvel, que também devem ser hidratadas com produtos à base de água, e nunca de silicone.