7 funções 'secretas' que seu carro tem e você nem imagina; veja como destravá-las

Carros saem de fábrica com diversos sistemas e tecnologias que ainda são desconhecidos para muitos proprietários.

O avanço da tecnologia transformou os carros em máquinas modernas e repletas de recursos, embora muitos motoristas não saibam de sua existência. Variadas funcionalidades avançadas são desconhecidas por muitos proprietários, que só ficam sabendo delas quando o veículo as demonstra.

É por isso que muita gente até já ouviu falar em certos recursos disponíveis nos automóveis mais novos, mas nunca pensou que seu próprio veículo os oferece. Para ajudar você a descobrir quais são, listamos algumas tecnologias “secretas” dos carros.

Foto: Shutterstock

Recursos pouco conhecidos nos carros

As funções que trazemos abaixo não necessitam do serviço chamado ‘coding’ para serem destravadas, mas há outras que dependem de habilitação por meio da codificação da ECU (Unidade de Controle Eletrônico) do automóvel. Confira a lista:

1. Freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold

A atuação do Auto Hold é automática quando o condutor pressiona o freio com mais força, o que mantém o carro parado em subidas e descidas sem necessidade de se manter pisando no pedal. Esse recurso é comum em veículos da Mercedes-Benz.

2. Volume com ajuste automático

Certos veículos possuem uma funcionalidade nas centrais multimídia que aumenta o volume do sistema de som conforme a velocidade aumenta, permitindo que o motorista escute melhor a música em rodovias mais barulhentas.

3. Sensor de chuva

Essa função verifica a presença de chuva para ativar o limpador de para-brisa e também altera a velocidade do equipamento conforme a quantidade de pingos de chuva.

4. Portas com destravamento automático

Alguns automóveis podem acionar um sensor de destravamento automático das portas e ligar as luzes internas da cabine quando o condutor se aproxima com a chave presencial.

5. Troca de marcha com o acelerador

Determinados modelos com câmbio automático trocam de marcha de forma suave quando o motorista tira o pé do acelerador, especialmente aqueles com CVT. É só aliviar a pressão no pedal para uma troca sem solavancos.

6. Detector de fadiga

Sistemas de monitoramento de sinais de fadiga, como movimentos irregulares do volante, são cada vez mais comuns nos carros. Se esses indícios são detectados, a imagem de uma xícara de café aparece no painel de instrumentos como sugestão.

7. Ajuste do marcador de velocidade

Modelos da Volkswagen, como Polo, Virtus GTS e Jetta GLI, possuem a função de ajuste do marcador de velocidade. Após ativada, a central multimídia exibe força G, pressão do turbo, temperatura do óleo e até intervalos de 10 km/h.

você pode gostar também