Carregador sem fio promete revolução ao "abastecer" veículos em apenas 20 minutos
Carros elétricos avançam com carregadores sem fio.
Os carros elétricos já são uma realidade consolidada no mundo inteiro, mas ainda são necessárias algumas melhorias. Principalmente na hora da recarga, que é um grande desafio, especialmente pela escassez de locais para carregar a bateria.
No entanto, já estão surgindo os carregadores sem fio, que poderão ser uma verdadeira revolução para os carros elétricos. Contudo, esse produto ainda precisa de aprimoramento para chegar ao mercado, visto que o público consumidor está cada vez mais exigente.
Inicialmente, a maior preocupação era com a velocidade da recarga, que demorava praticamente uma noite inteira nos ‘primórdios’ dos elétricos. Agora, já é possível fazer recargas rápidas, em menos de uma hora, com o uso de fio.
Carregadores sem fio exigem potência
Mas para usar um carregador sem fio no carro elétrico, é necessário ter ainda mais potência e qualidade para que funcione bem. Caso contrário, poderá demorar ainda mais para essa recarga, o que, no mercado, se tornaria totalmente inviável.
Contudo, a possibilidade de carregar a bateria de um carro elétrico de forma rápida e sem uso de fio está mais perto de se tornar realidade. Afinal de contas, alguns testes já estão sendo feitos e é possível ver grandes evoluções.
Por exemplo, o Oak Ridge National Laboratory, um laboratório de pesquisas voltado para os elétricos, já está desenvolvendo tecnologias neste sentido. Criou o carregador elétrico sem fio mais rápido do mundo, capaz até mesmo de realizar uma recarga básica em pouco mais de 20 minutos.
Mas, para ter uma carga completa, o que permitiria rodar mais de 560 quilômetros, levaria cerca de uma hora. O que já é um número dos mais expressivos, ainda mais com esse tipo de tecnologia.
Valor da carga
No caso desse carregador sem fio, ele chegou a ter 120 kW de potência. Com isso, tornou-se o produto mais potente do mundo nessa categoria.
Além dessa marca, há também um carregador da empresa Hevo que é mais fraco e, em uma hora de recarga, proporciona 67 km de autonomia. Para efeito de comparação, oferece 12 kW de potência, dez vezes menor que o produto do Oak Ridge National Laboratory.
Agora, também cabe às empresas que produzem os carros elétricos buscarem essas novas tecnologias para os clientes. E quem conseguir implementá-las de forma mais rápida vai ficar em importante vantagem em relação aos concorrentes em um futuro próximo, quando a demanda pelos carros elétricos será ainda maior.