4 comportamentos que você acha que está "arrasando", mas fazem o carro gastar mais combustível

Estratégias adotadas pelo condutor podem fazer o carro consumir ainda mais e pesar no bolso no fim do mês.

O preço dos combustíveis é sempre uma preocupação do motorista brasileiro, que não tem muito para onde fugir quando os valores aumentam demais. Por isso, é comum encontrar pessoas que adotam certos hábitos ao volante para reduzir o consumo.

Por outro lado, existem alguns comportamentos do dia a dia que fazem o carro consumir ainda mais e podem comprometer o bolso no final do mês. Se você quer saber quais são eles, confira a lista a seguir.

1- Manter o motor sempre frio

Usar o carro por pouco tempo a cada dia impede o motor de atingir a temperatura necessária para expandir os componentes internos e criar condições ideais de funcionamento e lubrificação. Por isso, existem automóveis com baixa quilometragem bem mais desgastado do que outros mais rodados.

2- Calibrar pneus quentes

A calibragem é essencial para a boa manutenção do veículo e para manter o consumo de combustível dentro do ideal, mas deve ser feita da maneira correta. A recomendação é sempre calibrar o pneu quando o veículo estiver parado há mais de uma hora ou após rodar menos de 3 km, em velocidade reduzida.

Quando o pneu está quente, o ar aquecido se expande e a pressão fica abaixo da indicada no manual do proprietário, o que eleva a área de contato do componente com o solo. Isso aumenta a necessidade de energia que o automóvel usa para andar.

3- Andar na ‘banguela’

Essa prática de colocar o câmbio em neutro, ao contrário do que muitos acreditam, faz o veículo beber ainda mais, além de comprometer a segurança no trânsito. O sistema de injeção é feito para reduzir o consumo assim que o motorista tira o pé do acelerador, com o carro engrenado, enviando apenas o combustível para mantê-lo girando.

4- Optar sempre pelo combustível mais barato

Pagar barato na gasolina é sempre bom, mas pode esconder alguns riscos. Embora preço baixo não seja sinônimo de adulteração, um valor muito inferior à média deve gerar desconfiança. Sempre que for abastecer, dê preferência a um posto conhecido e peça a nota fiscal da compra.

você pode gostar também