Quem avisa amigo é! Se você usa diesel, é melhor ter atenção a partir de agora
Na nova fórmula do diesel, o combustível terá a adição de 14% de biodiesel, subindo dois pontos percentuais em relação à última mistura.
No início do mês de março, o governo realizou uma alteração no combustível. Agora, o teor de biodiesel no diesel passará de 12% para 14%. Dessa forma, ele será o B14. Essa proporção ocorre de acordo com a resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). A mudança visa principalmente ao meio ambiente, uma vez que reduz o nível de poluição, pois com o acréscimo a mistura terá mais combustível vegetal e menos fóssil.
Essa decisão antecipou o calendário de adoção do biocombustível, já que, para este ano, a expectativa era que a proporção passasse para 13%, e com o aumento gradual de um ponto percentual a cada ano até chegar a 15%. Contudo, o B14 já atende à demanda dos produtores de biocombustíveis e de suas matérias-primas.
Apesar de ser bom para o meio ambiente, o motor dos veículos pode sentir um pouco essa mudança. Isso ocorre porque o biodiesel é higroscópico, ou seja, ele absorve umidade e, com isso, aumenta a chance de decantação dentro do tanque. Com o acúmulo de sedimentos, o motor pode acabar entupindo.
Para tentar diminuir o problema causado por essa nova mistura de combustível, a primeira dica é a utilização de um aditivo específico para o biodiesel, o Fuel Cleaner. Ele é uma substância controladora de depósitos para o óleo diesel e também tem a função de limpar e tratar o sistema de injeção dos motores via tanque.
A segunda dica que alguns especialistas dão para os donos deveículos a diesel é não deixar o combustível estocado por muito tempo. Assim, o ideal é usar o diesel logo após abastecer para evitar a formação de borra no motor. Vale destacar que a vida útil do diesel é de 2 a 3 meses.
Números do B14
A nova solução do diesel, o B14, demandará uma produção de 8,9 bilhões de litros de biocombustível neste ano, segundo o Ministério de Minas e Energia.
Já para 2025, a tendência é que esse número aumente para 10,1 bilhões de litros. Ainda segundo o ministério, a nova fórmula evitará a importação de 2 bilhões de litros de óleo diesel e proporcionará uma economia de R$ 7,2 bilhões.