Se você mora nestes 12 estados e no DF, vale a pena abastecer com etanol; caso contrário, não!
Abastecer com o biocombustível sai mais barato do que com gasolina em cerca de metade das unidades federativas do país.
Encher o tanque do veículo com etanol foi mais vantajoso do que com gasolina em 12 estados brasileiros e no Distrito Federal, conforme mostra a pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Os dados são referentes à semana encerrada no dia 23 de março.
A paridade de preço entre os dois combustíveis nos postos pesquisados chegou a 62,09%, o que torna o biocombustível uma opção mais favorável que o derivado do petróleo.
A fórmula geral para calcular qual dos produtos vale a pena considera que o álcool é competitivo quando seu preço equivale a até 70% do preço da gasolina. No entanto, esse percentual pode variar de acordo com o veículo utilizado e outros fatores.
“Ele é a combustão do etanol e, por não ser hidrocarboneto, gera menos energia; então, o etanol precisa ter um preço mais baixo, porque você gasta mais quantidade de etanol para rodar a mesma quilometragem do que com a gasolina. Essa seria a única desvantagem”, explica Paulo Tavares, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e de Lubrificantes do Distrito Federal (Sindicombustíveis-DF).
Onde o etanol foi mais competitivo?
Segundo as informações da ANP compiladas pelo AE-Taxas, o etanol saiu à frente da gasolina nos 13 locais a seguir. Veja a lista e o percentual de paridade:
- Acre (68,85%)
- Amazonas (67,67%)
- Goiás (64,60%)
- Mato Grosso (53,15%)
- Mato Grosso do Sul (61,10%)
- Minas Gerais (63,20%)
- Paraná (64,33%)
- Rio de Janeiro (69,18%)
- Rio Grande do Norte (68,74%)
- São Paulo (60,89%)
- Sergipe (69,95%)
- Tocantins (69,39%)
- Distrito Federal (62,43%).
Nos outros 14 estados do Brasil, valeu mais a pena abastecer o veículo com gasolina na semana passada.
Demanda global
Plinio Nastari, presidente da consultoria e gestão de recursos no agronegócio Datagro, afirmou em entrevista ao Portal 360 que a substituição de petróleo por biocombustíveis aumentará a demanda por etanol em 9,4 vezes até 2025. Já a produção brasileira pode crescer quatro vezes no mesmo período.
Segundo ele, os veículos 100% elétricos enfrentam limites para recarga em áreas rurais e estradas; por isso, deverão conviver com os híbridos. Assim, o uso do etanol crescerá principalmente em aviões e navios.