"Ar premium" para calibrar pneus existe mesmo ou é pegadinha da internet?
Pegadinha que viralizou nas redes sociais leva à reflexão: "Ar Premium" existe ou é invenção para pegar dinheiro dos leigos?
Uma pegadinha viral nas redes sociais explora a falta de conhecimento sobre o “ar premium” para pneus. Ela funciona da seguinte maneira: uma pessoa se faz de leiga sobre os cuidados básicos com o carro e diz para alguém ao seu redor (algum familiar, por exemplo) que estava em um posto quando aceitou a sugestão de um frentista para calibrar os pneus com “ar premium”, mesmo sendo um serviço pago.
Isso gera indignação em quem ouviu a história e acreditou. O que muitos não sabem, no entanto, é que o ar premium existe, mas será que vale a pena?
O que é o “ar premium” e como funciona a calibração com nitrogênio?
Também conhecido como calibração com nitrogênio puro, o “ar premium” é um serviço diferenciado que oferece algumas vantagens em relação ao ar comum dos postos de gasolina.
O processo exige máquinas especiais para separar o nitrogênio do ar comum. Esse gás puro é então utilizado para encher os pneus, substituindo completamente o ar que estava presente.
Portanto, ele não é facilmente encontrado em postos de gasolina. São raros os estabelecimentos que dispõem de um equipamento como esse – limitando-se a oficinas e outros locais especializados, por exemplo.
Quais são as vantagens do “ar premium”?
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Pneus cheios por mais tempo: as moléculas maiores do nitrogênio garantem uma perda de pressão mais lenta, de modo que não é preciso calibrar os pneus com frequência.
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Maior estabilidade em temperaturas extremas: o nitrogênio se expande e se contrai menos que o ar comum, o que é crucial para veículos que operam em condições extremas, como carros de corrida.
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Menor risco de oxidação: o nitrogênio seco impede o acúmulo de umidade dentro dos pneus, reduzindo a oxidação e a corrosão das rodas e do sistema de inflação.
Vale a pena calibrar os pneus com nitrogênio?
Para o motorista comum, que utiliza o carro em situações cotidianas, o nitrogênio provavelmente não é um investimento vantajoso. O custo do serviço (cerca de R$ 10 a R$ 20 por roda) e a dificuldade de encontrar locais que oferecem a calibração com nitrogênio tornam essa opção inviável para a maioria das pessoas.
Por outro lado, para quem utiliza o veículo em condições extremas, como em competições automobilísticas, o nitrogênio pode ser uma excelente opção para garantir a performance e a segurança do veículo.