Comprar um carro novinho não garante que você poderá dirigi-lo; entenda por quê
Legislação estadual impede donos de veículos de circularem em qualquer dia e horário para evitar longos engarrafamentos.
O sonho de comprar um carro novo é compartilhado por milhões de brasileiros, que muitas vezes passam anos até conquistar o modelo desejado. O problema é que algumas dessas pessoas não podem dirigir o veículo por aí quando bem entenderem; caso contrário, serão multadas.
As restrições existem apenas na cidade mais populosa do país, São Paulo, onde há o rodízio de carros. A lei foi criada para controlar a quantidade de veículos nas vias da capital paulista e vale para todos os motoristas, sejam moradores ou visitantes.
Restrição de dias e horários
A regulamentação municipal criada em 1997 é utilizada para controlar o volume de automóveis nas ruas de São Paulo durante os horários de pico. Para reduzir os congestionamentos, uma tabela determina em quais dias e horários os automóveis podem circular, de acordo com o número final da sua placa.
Assim, mesmo que o condutor que mora em SP tenha acabado de comprar um carro novinho e queira estrear o possante por aí, terá que ficar de olho na restrição imposta pelo rodízio.
O impedimento ocorre apenas uma vez por semana, nos horários das 7h às 10h e das 17h às 20h, apenas em locais específicos. As regiões escolhidas são as de maior fluxo de trânsito, como a Marginal do Rio Tietê, a Marginal do Rio Pinheiros e a Avenida dos Bandeirantes.Já os dias variam com o final da placa do veículo, veja:
- Finais 1 e 2: segunda-feira
- Finais 3 e 4: terça-feira
- Finais 5 e 6: quarta-feira
- Finais 7 e 8: quinta-feira
- Finais 9 e 0: sexta-feira
Veículos que não entram no rodízio
O artigo 3º, Cap. II do Decreto 58.584/18 prevê as situações nas quais o motorista pode solicitar a isenção do rodízio de veículos em São Paulo. Em geral, o direito é concedido aos condutores que dependem da livre circulação, como aqueles que usam o veículo para trabalhar.
A lista inclui transporte escolar, transporte coletivo e de lotação, guinchos, táxis, ambulâncias e muitos outros tipos. A solicitação pode ser feita pelo site da Secretaria de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo, na opção “Isenção de Rodízio”.