Montadoras estão preocupadas com a forma como você lava o seu carro

Proprietários mais cuidadosos que estão sempre levando o carro para lavar devem observar as recomendações das marcas.

A limpeza veicular é uma das atividades preferidas de muitos proprietários, que quase sempre usam o final de semana para deixar o carro com aquele aspecto novinho e brilhante. Porém, esse amor pela higienização do seu automóvel está deixando as montadoras preocupadas.

Para quem lava o carro em casa, não há muito problema. Já aqueles que gostam de deixar o veículo nos lava-rápidos que utilizam aquelas máquinas automáticas equipadas com “escovões” devem ficar mais atentos.

Segundo especialistas, esses equipamentos que aumentam muito a praticidade na hora da lavagem e são econômicos para o motorista podem danificar a pintura do veículo. O problema é que as cerdas das escovas gigantes passam por dezenas de carros todos os dias, por isso, podem acumular detritos como pedras.

Por sua vez, esses resíduos presos nos escovões podem causar danos ao verniz da pintura.

Essa situação é acompanhada de perto pelas montadoras há anos. O manual do proprietário da maioria dos modelos até traz um alerta sobre o uso dessas máquinas, afirmando que elas oferecem risco de danos a esse e outros componentes do automóvel.

Para evitar problemas, os carros da Chevrolet vêm com a recomendação de remover a antena antes de passar pelo lava-rápido. A Honda, por sua vez, solicita que o proprietário retraia os retrovisores externos ao lavar o veículo nesses estabelecimentos.

Limpeza automotiva ideal

Segundo Ricardo Vettorazzi, gerente técnico do laboratório de Repintura Automotiva da PPG, ao UOL Carros, o ideal antes de levar o carro ao lava-rápido é consultar o estado de conservação e de manutenção do equipamento junto ao funcionário. Se possível, também é interessante verificar a qualidade dos produtos utilizados.

“De forma geral, para a lavagem de um automóvel, deve-se utilizar um sabão neutro, com o pH 7, e, de preferência, biodegradável”, diz Vettorazzi.

As montadoras também fornecem uma série de dicas importantes, como utilizar sabão com pH neutro, nunca usar produtos como solventes e realizar o processo em um lugar com sombra para evitar manchas na lataria. Além disso, é importante não tentar remover sujeiras com a superfície do veículo seca ou com pano e esponja secos.

As lavadoras de alta pressão devem ser usadas com cuidado, a uma distância não inferior a 30 cm da superfície do veículo. Aparelhos com pressão superior a 80 bar podem danificar ou remover pintura e adesivos.

*Com informações de UOL Carros

você pode gostar também