‘Acabo de ser extorquido’: motorista de app cobra R$ 100 para devolver celular
Passageiro que esqueceu o celular no carro durante uma corrida precisou pagar para ter o aparelho ‘liberado’ pelo motorista.
Viralizou nas redes sociais um caso que gerou revolta em muitos usuários de transporte por aplicativo. O passageiro envolvido no problema é o jornalista esportivo Victor Gammaro, que relatou sua experiência após esquecer o celular em um carro da empresa 99.
Em um relato feito na rede social X (antigo Twitter), ele alega ter sido extorquido pelo motorista para receber o aparelho de volta. A situação ocorreu na capital de Alagoas, Maceió.
“Acabo de ser extorquido por um motorista da @voude99. Vamos contar essa história e deixar bem famoso um camarada que cobrou por devolver o celular da minha esposa”, escreveu Gammaro em seu perfil no X.
O jornalista relata que estava de férias com a esposa e esqueceu o celular no carro durante uma corrida. Logo após perceberem, eles entraram em contato com o condutor, que se mostrou resistente e perguntou se ele estaria disposto a pagar uma corrida ‘por fora’ do aplicativo.
Inicialmente, o usuário ofereceu dinheiro para custear o deslocamento do motorista até o local onde ele estava. Diante da demora para resolver a questão, ele resolveu pagar um Uber Flash, modalidade da Uber para envio de itens por meio de carros ou motos.
Mesmo não tendo custo ou trabalho algum para devolver o celular, o motorista exigiu uma recompensa de R$ 100.
Nas publicações, Gammaro detalha os momentos seguintes: “Após ser evasivo sobre onde estava, confirma: só vai devolver o celular, mesmo que sem se mover ou gastar um centavo, sob pagamento. Falo que só vou enviar o valor cheio caso o aparelho chegue. O motoqueiro chega lá e não consegue retirar o aparelho.”
Ele resiste e, mais uma vez, pede dinheiro para devolver o que é meu. É esse o perfil dos motoristas que a @voude99 deseja contar em seus quadros?”, acrescentou.
Segundo o jornalista, ele realizou o pagamento dos R$ 30 solicitados pelo condutor para que o aparelho fosse entregue ao motociclista da Uber.”Paguei R$ 30 e pedi para que ele entregasse o aparelho ao motoqueiro da Uber. Pagaria o restante na entrega. Ele resistiu e, mais uma vez, pediu DINHEIRO para DEVOLVER o que é meu. É esse o perfil dos motoristas que a @voude99 deseja contar em seus quadros?”, questionou.
Empresa se pronuncia
A 99 afirmou em nota que lamenta a experiência do usuário e diz ter bloqueado o perfil do motorista após a denúncia, além de mobilizar uma equipe que “ofereceu acolhimento e instruções sobre o registro do boletim de ocorrência”.
Em seu “Guia da Comunidade”, a empresa recomenda que passageiro e motorista combinem “um valor justo para compensar os gastos de deslocamento para devolução do item perdido”. Porém, a plataforma destaca que o pagamento não é obrigatório.