Contran altera regra e foto da CNH poderá conter itens religiosos
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) altera as regras para a CNH, permitindo itens religiosos em fotos.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou uma mudança nas regras para tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Agora, será permitido o uso de itens de vestuário religiosos em fotos para a CNH, desde que não cubram partes essenciais do rosto.
Antes, a resolução n.º 886 de dezembro de 2021 proibia o uso de óculos, bonés, chapéus e outros adereços que cobrissem parte do rosto ou da cabeça.
Porém, com a nova decisão, itens como véus poderão ser usados para cobrir o alto da cabeça, principalmente em casos de queda de cabelo devido a doenças ou tratamentos. É importante ressaltar que esses itens só serão aceitos se a face, a testa e o queixo permanecerem visíveis.
Essa alteração na norma surgiu após manifestações técnicas da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) à Advocacia-Geral da União (AGU) sobre o assunto. A AGU, por sua vez, encaminhou aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido para modificar a norma, seguindo o mesmo procedimento já adotado para a retirada da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e do passaporte.
O secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, destacou que essa mudança reflete o compromisso do governo federal com a liberdade religiosa, a inclusão e a tolerância. Ele enfatizou que essa atualização da legislação de trânsito busca se adequar aos tempos de diversidade em que vivemos.
Saiba como conseguir uma CNH de forma gratuita
O CNH Social é um programa implementado em cada estado brasileiro, com regras específicas, mas algumas são comuns a todos. Para se beneficiar, o indivíduo precisa ter mais de 18 anos, ser alfabetizado, estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), comprovar baixa renda e não ter registro na carteira de motorista.
Alguns estados que aderiram ao programa também priorizam grupos específicos, como ex-presidiários, desempregados de longa duração e beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família.
As inscrições para a CNH Social são feitas nos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran) de cada estado participante, geralmente de forma online. O candidato preenche um formulário com seus dados pessoais e fornece documentação para comprovar as informações, como identificação, comprovante de renda, residência e, se aplicável, histórico escolar.
Confira os estados que possuem o programa da CNH Social
Entre os estados brasileiros que oferecem a CNH de forma gratuita estão:
- Acre;
- Goiás
- Mato Grosso do Sul;
- Ceará;
- Bahia;
- Piauí;
- Tocantins;
- Espírito Santo;
- Minas Gerais;
- Rio Grande do Norte;
- Roraima;
- Mato Grosso;
- Pernambuco;
- São Paulo;
- Santa Catarina;
- Amazonas;
- Pará e;
- Distrito Federal.