Não caia nessa! Por que você deve pensar duas vezes antes de comprar um carro com multas?
Para não ser pego desprevenido, o mais indicado para o comprador é verificar através da placa do veículo se ele possui ou não infrações
O sonho de ter um carro é uma realidade para muitas pessoas; porém, com o custo elevado dos veículos novos, adquirir um carro usado tem sido a escolha de muitos. No entanto, ao optar por um veículo seminovo, existem alguns riscos, e um deles é adquirir um automóvel com multas, o que se torna uma grande dor de cabeça.
Ao comprar um carro usado, é fundamental compreender que as multas estão associadas ao veículo, e não ao condutor ou ao proprietário anterior. Portanto, é fundamental verificar a existência de infrações antes da compra.
Seguindo isso, quando ocorre a transferência de propriedade de um veículo, todos os débitos não quitados, como multas, impostos e taxas, são automaticamente transferidos para o novo proprietário. Assim, mesmo que o comprador não tenha conhecimento das multas, elas permanecem vinculadas ao carro.
Outro ponto importante para o motorista ficar atento é sobre a transferência de propriedade do carro usado. Esse procedimento deve ser realizado em até 30 dias após a compra. O não cumprimento desse prazo configura uma infração grave, sujeita a multa, além de somar 5 pontos na carteira de motorista.
Como saber se o veículo possui multas?
Uma solução viável para essa situação é verificar a situação das multas utilizando a placa do veículo em uma plataforma online. Caso haja multas em seu nome, é possível parcelar o pagamento para regularizar a situação perante as autoridades. Para verificar, a pessoa precisa apenas do número RENAVAM, da placa do carro e do CPF ou CNPJ do dono atual.
É possível ainda que as multas associadas ao veículo estejam em processo de recurso. Durante esse período, o novo proprietário tem o direito de realizar a transferência e o licenciamento do veículo sem problemas, pois as multas permanecem suspensas durante o processo de recurso.
Diante disso, é importante negociar e chegar a um acordo sobre as multas e outros débitos do veículo antes de finalizar a compra do carro usado. O vendedor pode reduzir o preço do automóvel para compensar o valor das multas ou garantir a transferência de posse somente após a quitação dos débitos.