Não é só rodar por aí! Cuide bem da sua scooter: 4 itens da manutenção que fazem a diferença
Descubra dicas essenciais para manter sua scooter em ótimo estado, desde a transmissão CVT até o sistema de arrefecimento e freios.
As scooters estão em alta atualmente e motivos para isso não faltam, seja por questão de estilo, praticidade ou economia. Esses veículos, conhecidos por armazenar bagagem sob os assentos, são uma escolha popular entre os recém-habilitados ou iniciantes na categoria. No entanto, assim como as motocicletas, as scooters também exigem manutenção regular.
Porém, diferentemente das motos, as scooters possuem transmissão automática tipo CVT e um sistema de arrefecimento líquido, com radiador. Esses aspectos demandam cuidados especiais na manutenção.
Manutenções de uma scooter:
1- Manutenção da transmissão CVT
O sistema de transmissão CVT é uma diferença significativa em relação às motocicletas convencionais. A transmissão automática, que transfere a tração do motor para a roda traseira por meio de uma correia, deve ser revisada periodicamente.
A inspeção inicial da correia do CVT é recomendada a cada 10.000 km ou 12.000 km, dependendo do modelo. A substituição completa da correia deve ser feita a cada 20.000 km ou 24.000 km.
Além disso, é fundamental verificar e trocar o óleo da transmissão CVT de acordo com as recomendações do manual, pois isso pode variar bastante entre os modelos.
2- Manutenção do filtro de ar
O filtro de ar também requer atenção durante a manutenção da scooter. A limpeza do filtro deve ser realizada a cada 5.000 km ou 6.000 km, juntamente com a verificação do estado do componente. A substituição do filtro de ar deve ocorrer a cada 15.000 km ou 18.000 km, conforme as orientações do fabricante.
3- Cuidado com o radiador e o líquido de arrefecimento
As scooters têm um sistema de arrefecimento líquido, com um radiador – semelhante ao das motos de médio ou grande porte -, que exige manutenções. Verifique o líquido de arrefecimento a cada 10.000 km ou 12.000 km para prevenir vazamentos e superaquecimento. A troca do líquido deve ser feita conforme as recomendações do manual, geralmente a cada 3 anos.
4- Freios e outras manutenções
Os freios das scooters trabalham mais intensamente do que os das motos, pois as scooters não utilizam o freio motor para desacelerar. Portanto, é importante verificar regularmente os discos de freio e as pastilhas, além de garantir a lubrificação adequada para manter o bom funcionamento.
Outras manutenções essenciais incluem a troca do óleo do motor (primeira com 1.000 Km e as subsequentes a cada 5 ou 6 mil Km), a troca do filtro de óleo do motor (a cada 5.000 Km ou 6.000 Km), a verificação das velas de ignição a cada 5.000 km ou 6.000 km, e a troca do fluido de freio de acordo com o manual. Mantenha todas as manutenções em dia para aproveitar ao máximo a experiência de pilotar uma scooter com segurança e sem perrengues.