Dá multa, sim! Brasil tem mais de 1.000 multas por dia a motoristas que trafegam em ciclovias e ciclofaixas
Desrespeito a ciclovias gera multas e risco de acidentes.
As ciclovias e ciclofaixas, como o próprio nome já sugere, são espaços voltados para o uso de bicicletas. Nos últimos anos, elas se ampliaram nas grandes cidades e são uma forma de garantir maior segurança para os condutores.
Afinal de contas, andar de bicicleta junto com os carros nas ruas é sempre perigoso e causa acidentes. No entanto, nem sempre os motoristas e até mesmo motociclistas respeitam as ciclofaixas e ciclovias.
Por conta disso, os ciclistas que utilizam essas vias exclusivas ainda precisam tomar cuidado e ficar atentos, principalmente devido à atitude imprudente de muitos motoristas de carro no dia a dia.
Multas crescem por desrespeito a ciclofaixas
O desrespeito de motoristas e motociclistas às ciclofaixas é grande e se traduz na quantidade de multas aplicadas. De acordo com o Renainf (Registro Nacional de Infrações de Trânsito), em fevereiro de 2024, foram registradas 34.403 multas de trânsito por carros e motos que trafegavam nas ciclovias ou ciclofaixas.
Desta maneira, mais de mil condutores de carros receberam multas todos os dias no país no mês representado. Além disso, também é sempre importante lembrar que, no trânsito, a bicicleta e o pedestre são os elementos ‘frágeis’.
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde também preocupam quanto à segurança dos ciclistas. Isso porque, em 2022, registraram-se 1.346 óbitos de ciclistas no país.
Outro dado importante é que, em 1999, apenas 0,9% do trânsito era representado por ciclistas. Atualmente, esse número é de 3,97% e a tendência é de aumentar ainda mais nos próximos anos.
E esse aumento deve-se a diversos fatores, como o aumento do custo do combustível, carros mais caros e, claro, a preocupação com fatores ambientais. Consequentemente, o ciclista torna-se, a cada dia, um agente mais presente e atuante no trânsito brasileiro, seguindo uma tendência mundial.
Medidas para evitar acidentes
De acordo com a Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas), algumas medidas precisam ser implementadas no trânsito e nas ciclovias e ciclofaixas. Assim, haverá mais segurança para quem opta pela bicicleta no dia a dia.
Uma dessas medidas seria a chamada ‘segregação’ das bicicletas nas estradas, criando também um espaço específico para elas. Desse modo, chamaria-se a atenção dos motoristas para uma maior conscientização.
Outro ponto abordado é a redução do limite de velocidade nos trechos urbano e rural. Por exemplo, dentro da cidade, o limite de velocidade deveria ser de 40 km/h. Segundo a entidade, essa seria uma forma também de minimizar os riscos de acidentes.
Por fim, também deveria haver maior punição aos infratores, tanto na cidade quanto nas estradas. Além disso, é necessária uma redefinição viária que melhore o trânsito de modo geral.