Ainda não pagou o IPVA 2024? Veja como quitar e evitar multa de R$ 293,47
Imposto veicular tem diferentes datas de cobrança em cada estado, além de um período máximo de pagamento; mas, em todos, há cobrança de multa para quem não paga.
O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é pago anualmente por todos os proprietários de veículos registrados no país. Em cada estado, há uma data específica e uma forma de pagamento diferente.
Por exemplo, em São Paulo, é possível pagar à vista com desconto e à vista sem o desconto depois de um determinado prazo. Além disso, é possível parcelar o IPVA em três ou cinco vezes, totalizando o valor à vista após o prazo.
No entanto, quando se opta por parcelar o imposto, é necessário estar atento aos prazos para pagamento. Inclusive, o dia exato vai depender do final da placa do veículo e, dessa forma, a atenção sempre deve ser redobrada.
Qual o prazo para pagar o IPVA em São Paulo
Agora, durante o mês de abril, o prazo para o pagamento da quarta parcela do IPVA vai até o próximo dia 24. Isso porque a primeira delas começou em janeiro.
Para quem tem o carro com placa final zero, o dia 24 é o último dia. Caso contrário, terá que pagar juros por atraso, como em qualquer outra conta.
E o último dia para o pagamento total do IPVA no estado de São Paulo é 24 de maio, com a quitação da quinta e última parcela. Até há alguns anos, só era permitido parcelar o imposto em até três vezes, o que sempre onerava muitos motoristas.
Com a possibilidade de parcelamento em mais vezes, a tendência é que diminua a inadimplência. Isso ocorre porque o dinheiro do imposto é revertido para obras no setor de transportes e representa uma receita importante para estados e municípios.
A multa por dia de atraso é de 0,33%, e é necessário emitir uma nova guia. Portanto, sempre que possível, deve-se pagar até a data para não ter um prejuízo ainda maior. Além disso, vale lembrar que, em São Paulo, paga-se o imposto veicular para carros de até 20 anos.
Atraso gera mais problemas
De acordo com a legislação atual, o atraso acima de 60 dias no pagamento do IPVA do veículo pode colocar o nome do proprietário na Dívida Ativa do Estado. Além disso, a multa é de 20% do valor daquela parcela ou do valor total do débito, encarecendo ainda mais a dívida.
Outro problema para quem não paga IPVA é o risco de ter o carro apreendido. Além disso, terá de pagar uma multa de R$ 293,47, considerada gravíssima, com 7 pontos na carteira de habilitação.