Parece filme de terror: top 4 carros feios e bizarros lançados pelas montadoras
Inspiração em peixe, design conflitante e falta de harmonia fazem parte do projeto de carros com visuais pouco atraentes.
O bonito e o feio são questões discutidas há centenas de anos em campos como artes, filosofia e design. É impossível chegar a uma conclusão unânime sobre o assunto, já que ele permeia questões pessoais, mas existem alguns pontos comuns para a maioria.
Prova de que dá para apontar algo feio aqui e ali é o mercado automotivo. Existem alguns carros que até as próprias montadoras reconhecem como projetos bizarros, inclusive alguns nomes conhecidos que conseguem se sair bem nas vendas. Porém, em geral, o sucesso não acompanha esses modelos feiosos.
4 carros feios e bizarros
Na lista a seguir, destacamos cinco exemplos de carros que podem ser considerados, no mínimo, bem esquisitos. Confira:
1. SsangYong Rodius
A tentativa de salvar a SsangYong Rodius com uma reestilização ocorreu em 2012, quando ela até mudou de nome em diferentes mercados. Antes disso, o carro era vendido com motores 3.2 de seis cilindros em linha, 2.7 de cinco cilindros em linha a diesel e 2.0 de quatro cilindros turbo a diesel.
O período em que esteve mais feia foi antes da plástica, entre 2004 e 2012, sobretudo por culpa da lateral e da traseira. Para aumentar a esquisitice, a linha das janelas laterais e a tampa do porta-malas enorme com vidro alto não formavam uma combinação harmoniosa.
2. Fiat Multipla
Exemplo de automóvel bom com embalagem feia, a Fiat Multipla usava a plataforma do Marea e tinha um visual bastante bagunçado. Ela foi lançada em 1998 e continuou em linha até 2010, tendo passado por uma reestilização que deixou o design mais genérico em 2004.
Um dos detalhes mais esquisitos era o estranho degrau no capô, onde duas luzes auxiliares se complementavam por meio do logo da marca. Além disso, ela trazia estranhos faróis que eram duas bolinhas com piscas laranjas ao lado, enquanto as lanternas traseiras tinham formato de coração e a área envidraçada era gigante.
3. Pontiac Aztek
Conhecido como o carro de Heisenberg (Walter White) na série “Breaking Bad”, o Pontiac Aztek pode ser considerado um modelo à frente do seu tempo. Hoje, seu visual faz sucesso nos SUVs, mas na época, a falta de harmonia causou rejeição no público.
O modelo tinha rodas minúsculas, carroceria volumosa e uma dianteira estranha que pareceu ter encaixado a visão de muitas pessoas em um carro só. Fracasso de vendas, ele foi produzido entre 2001 e 2005 com um motor 3.4 V6, considerado fraco e beberrão.
4. Mitsuoka Orochi
Para terminar, o Mitsuoka Orochi foi inspirado em um peixe. O esportivo, apresentado em 2001, era baseado no Honda NSX e levava um motor V6. Passou por ajustes mecânicos e de estilo em 2003 e 2005. Ele continuou em linha até 2014, com produção limitada e baixa.
Apesar do bafafá criado pelo seu visual bizarro, com aberturas de ar inspiradas nas guelras e escamas dos peixes, o carro conseguiu dar à Mitsuoka, até então desconhecida, um espaço na mídia.