Pneu do futuro? Goodyear revela testes com novo material à base de arroz e soja
A inovação da Goodyear traz pneus com óleo de soja e casca de arroz para promover um futuro mais sustentável.
A Goodyear já havia anunciado, em 2023, o lançamento de um pneu inovador com 90% de materiais sustentáveis em sua composição, como óleo de soja e casca de arroz. A meta da fabricante é desenvolver um pneu 100% sustentável até 2030, contribuindo para a redução de resíduos e poluição.
O novo pneu da Goodyear utiliza diversas inovações sustentáveis para atingir a marca de 90% de materiais reciclados. Um dos destaques é o uso de Carbon Black (negro de carbono ou negro de fumo), um reforço para o composto do pneu, proveniente da queima de metano, dióxido de carbono, óleo vegetal e pneus antigos.
Estes componentes o tornam mais sustentável que o negro de carbono convencional, que é extremamente poluente, sendo uma alternativa que reduz as emissões de carbono ao mesmo tempo que dá uso ao que antes seria lixo.
O óleo de soja é outro componente crucial, garantindo flexibilidade ao pneu em diferentes temperaturas. Este óleo, conforme alega a marca, provém do excedente de estoques ociosos de fazendas e criadouros.
A sílica, neste caso extraída de resíduos de casca de arroz, melhora a aderência e reduz o consumo de combustível ao diminuir a resistência à rolagem da borracha, enquanto o poliéster reutilizado de garrafas PET já utilizadas é convertido em cordões para pneus.
Além disso, a Goodyear substituiu resinas à base de petróleo por alternativas biorrenováveis de pinheiro. Já os arames e cabos de aço utilizados para reforçar a estrutura dos pneus são produzidos com menor emissão de gases do efeito estufa ao usarem Fornos Elétricos a Arco (FEA) em sua produção.
Caminho para a produção em larga escala
Apesar de o novo pneu já atender às especificações técnicas para venda, a produção em larga escala ainda enfrenta desafios devido à cadeia de suprimentos da Goodyear, que, no momento, não consegue fornecer as matérias-primas necessárias para um volume adequado.
No entanto, a empresa trabalha para introduzir pneus 70% e 100% sustentáveis até 2030, com o objetivo de eliminar completamente o uso de derivados de petróleo até 2040. Eles oferecem uma promessa de inovação na indústria, sustentabilidade e desempenho, contribuindo para um futuro mais verde e um mundo com menor impacto ambiental.