Não esqueça dos bancos! 4 dicas de conservação e limpeza do couro do carro
Revestimento de couro é um luxo e um conforto desejado por muitos motoristas, mas exige cuidados especiais.
Um desejo comum para muitos motoristas é ter bancos de couro no carro. Sinônimo de sofisticação e conforto, esse tipo de revestimento costuma equipar os modelos mais caros das montadoras para trazer beleza e agregar valor no momento da venda.
Porém, para ter todos esses benefícios estéticos e de resistência, o proprietário precisa saber como conservar o material. Seja ele natural ou sintético, o couro demanda atenção especial na limpeza e na manutenção.
O gerente sênior de Pós-Vendas da Nissan do Brasil, Ricardo Magagnin, explica que o processo de cuidado é simples e o mais importante é manter o revestimento dos bancos sempre limpo. “Basta limpar as superfícies com um pano limpo e macio, umedecido com uma solução de sabão neutro. Em seguida, use outro pano macio e seco”, ensina.
O especialista também destaca um cuidado muito importante para evitar o ressecamento do material: a hidratação. O couro dos carros é submetido a um tratamento especial para suportar intempéries, como umidade, mudança de temperatura e ressecamento, ao contrário do couro empregado em roupas ou móveis. A manutenção deve considerar essa característica específica.
“É bom ter cuidados regulares e limpeza para manter a aparência do material. Utilize um revitalizador de couro, homologado pela montadora, para mantê-lo hidratado”, diz Magagnin.
4 dicas para cuidar bem do banco de couro
Confira algumas recomendações para manter os bancos de couro do seu veículo sempre bem conservados:
- Hidratar o material: o intervalo ideal é uma vez a cada cinco meses, de preferência usando produtos especializados.
- Limpar com frequência: realizar a limpeza apenas com água e sabão de coco, evitando produtos com álcool, removedores e querosene.
- Evitar o sol: não deixe o carro exposto ao sol ou em locais muito abafados por períodos muito longos.
- Evitar molhar: embora o couro sintético seja mais resistente à água, ele também não deve ser molhado. A recomendação é especialmente válida para água salgada do mar.