Cair do 'jeito certo' pode ajudar o motociclista a se machucar menos (ou nada)?
Técnicas de queda podem ser úteis para os motociclistas para evitar lesões mais graves em caso de acidente.
O número de motocicletas nas ruas brasileiras cresce todos os anos, e com ele, o total de acidentes graves no país. Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 1,2 milhão de motoristas foram hospitalizados devido a acidentes de moto em 2023, e São Paulo ficou na liderança com 259.552 vítimas.
As motos possuem equilíbrio dinâmico, o que significa que não se equilibram sozinhas e podem até cair paradas se não houver apoio. Os pilotos sabem bem disso, por isso, os mais prudentes estão sempre atentos para evitar quedas.
Uma dúvida muito comum entre os donos de motocicletas diz respeito a uma maneira “certa” de cair. Será que existe alguma técnica que reduz as chances de lesões mais graves em uma queda? Vamos à resposta.
Segundo Alexandre Barros, piloto de motovelocidade, “não existe isso, piloto treina para vencer, não para cair”. Apesar da declaração dada durante o podcast dos humoristas Bola e Carioca, o profissional apresentou alguns métodos para evitar lesões mais graves após uma queda na pista.
Dicas para ‘cair certo’
Barros afirma que o melhor jeito de cair é recolher os braços e pernas e tentar rolar. “Quando o piloto tenta se levantar, é aí que pode sofrer lesões”. Já Rafael Paschoalin, piloto profissional e instrutor de pilotagem, afirma que “existem milhares de dicas e técnicas para evitar esse tipo de situação”.
Ele diz que há medidas que o condutor pode adotar para se machucar menos caso sofra um acidente.”Tanto na pista quanto para o motociclista comum, ter um bom alongamento pode fazer muita diferença no momento de uma queda. Pilotos da MotoGP, como Marc Márquez, conseguem colocar os dois pés atrás da cabeça, mostrando sua elasticidade”, afirma.
Os dois profissionais concordam quando o assunto é prevenir fraturas. “No caso de uma queda na pista, os pilotos recolhem os braços para perto do peito e também tentam manter as pernas flexionadas, evitando, assim, que comecem a rolar e sofram fraturas nos membros”, detalhou Paschoalin.
Porém, segundo o profissional, a dica voltada para as pistas é menos eficiente em quedas nas ruas, onde existem guias, postes e outros veículos.
Como é impossível evitar totalmente um acidente, a melhor recomendação é utilizar o equipamento de proteção completo, como capacete, calças resistentes, luvas, jaqueta e calçados de cano alto. “O equipamento precisa ser homologado, com selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)”, completa o instrutor de pilotagem do Centro Educacional do Trânsito Honda em Recife (PE), Gutenberg Santos Silva.