Pneu de carro na moto: risco ou inovação? Tudo o que você precisa saber antes de experimentar
Entenda quais possíveis consequências a troca de pneus de motos custom por pneu de carro pode trazer.
No Brasil, a customização de motocicletas é popular, e os motociclistas frequentemente modificam suas máquinas sem afetar a estrutura básica. De bandeirinhas a malas de couro, há uma variedade de alterações feitas.
No entanto, especialistas da Continental, fabricante alemã de pneus, alertam para uma prática perigosa: o uso de pneus de carro em motocicletas. Essa troca é comum em modelos custom, como Honda Shadow, Yamaha Virago, Kasinski Mirage e Harley-Davidson Fat Boy, nos quais as rodas dianteira e traseira costumam ter tamanhos diferentes.
Motivações para a troca
Os motociclistas muitas vezes optam por pneus de carro devido ao preço mais baixo – são até três vezes mais baratos – e ao desempenho, que os motociclistas dizem não sentir muita diferença de um para o outro na direção. Além disso, o pneu de carro acaba tendo uma durabilidade maior do que um pneu específico para custom.
Por outro lado, é importante entender que os dois carregam diferenças técnicas entre si. Os pneus de motocicleta são geralmente diagonais, possuem coroa arredondada e mais de um composto de borracha em sua banda para aderência em diversas condições, como em retas, curvas e curvas fechadas.
Já os pneus de carros são, em sua maioria, radiais, têm coroa plana e apenas um composto de borracha em sua banda de rodagem, o que os torna menos adequados para motos.
Riscos e consequências
O uso inadequado de pneus de carro em motocicletas pode levar a desgaste irregular do aro de montagem e de partes específicas do pneu, além de afetar o consumo do veículo. Além disso, outro risco é o desgaste precoce dos pneus. Motocicletas com pneus tubeless, nos quais não é preciso de câmara de ar e a borracha é aplicada diretamente no aro, podem superaquecer, causando desgaste precoce da borracha.
Embora mais baratos, os pneus de carro não são projetados para motocicletas e podem comprometer a segurança do piloto. Outro grande problema desta troca é que uma modificação deste tipo pode levar uma seguradora a recusar cobertura em caso de acidente.
Portanto, é melhor seguir as especificações recomendadas para garantir a segurança e o desempenho adequados da sua moto.