Protótipo raro do Porsche 959 está à venda por uma pequena fortuna
O protótipo 959 que você está vendo aqui está a venda e vale uma pequena fortuna.
Na época de seu lançamento, o Porsche 959 era o carro de produção mais rápido do mundo. O 959 alardeava uma velocidade máxima de 317 km/h. Como se isso não bastasse, o modelo vai de 0 à 100 km/h em apenas 3,6 segundos.
Limitado a 345 exemplares, incluindo oito construídos a partir de um excedente de peças, o 959 se tornaria o primeiro supercarro moderno da Porsche. Ele foi sucedido pelo Carrera GT e pelo 918 Spyder.
Do total de veículos produzidos entre os anos oitenta e o início dos anos noventa, 37 eram uma combinação de protótipos e modelos de pré-produção. O protótipo 959 que você está vendo aqui, do qual a Porsche construiu apenas 12, pertence ao grupo da Série F de primeiros carros de desenvolvimento.
No cronograma de produção do 959, os protótipos da Série F vieram antes dos modelos de pré-produção da Série V e dos veículos da Série N, mais próximos da produção.
Este exemplo da Série F é um dos dois pintados em Vermelho Rubi e o sétimo protótipo produzido, tornando-o o “F7”. Enquanto o F7 apresentava elementos de design do Porsche 959 mais reconhecíveis, o F2, também com acabamento em Vermelho Rubi, não tinha entradas de ar nos arcos traseiros devido às especificações anteriores da carroceria.
Em comparação com o 959s de produção, uma lista de itens que este protótipo não possui inclui direção hidráulica, regulagem de altura dos bancos, retrovisor do lado direito e rodas de magnésio brancas.
Testes
Os engenheiros da Porsche usaram o F7 exaustivamente para avaliar sistemas elétricos em testes em toda a Europa. No mesmo período, a Porsche instalou várias configurações interiores, incluindo a troca de bancos e a mudança de estofamento.
Ao terminar a fase de testes, o F7 retornou a Stuttgart, onde foi desmontado e comprado diretamente da Porsche pelo notável colecionador e piloto de carros de corrida Vasek Polak.
Inicialmente, a Porsche não queria vender o carro a menos que Polak o restaurasse totalmente e o reconstruísse de acordo com as especificações de produção.
Polak se recusou a alterar o trabalho original do F7 e, em vez disso, concordou em não vender, competir ou registrar o uso do carro nas estradas.
Mais recentemente, o F7 passou por um serviço significativo no Porsche Center Reading, no Reino Unido, um centro de restauração certificado da fábrica.
Hoje, o lendário 959 é um carro muito procurado e este em exibição está em leilão. Ele deve ser adquirido por algo na faixa de US$ 1.000.000 a US$ 2.000.000.