Dois, três ou quatro? Entenda a lógica dos escapamentos em carros potentes e esportivos
Design dos escapamentos desses carros movidos a combustão chama a atenção até de quem não tem carro; descubra o verdadeiro motivo desta característica.
Carros esportivos, luxuosos e de segmento premium, muitas vezes oferecem de dois a até quatro escapamentos. Alguns deles, com duas saídas, sempre geram curiosidade, além de deixarem os veículos mais bonitos.
No entanto, a questão estética também é importante e é levada a sério. Contudo, isso vai além quando se trata de carros potentes. Afinal de contas, os motores desses carros esportivos e premium exigem mais potência e maior qualidade.
Atualmente, diversos carros desse tipo apresentam essas características. Por exemplo, é o caso da Ferrari F40, que tem três saídas de escape, assim como o Lexus LFA, o Lamborghini Aventador e mais uma Ferrari, essa a 458 Italia.
Confira outros carros com mais de um escapamento
Outros modelos existentes no mercado, até alguns mais simples, também possuem mais de um escapamento. Assim, podemos exemplificar casos como o Honda Civic Type R e o Toyota Corolla GR, que possuem três saídas de escapamento cada.
Apesar da questão técnica, o lado estético também pesa e eles acabam chamando mais atenção. Até de forma inconsciente, quem os vê já imagina um carro mais potente.
E, na prática, esses escapamentos maiores também têm essa função de dar vazão a toda essa potência dos veículos. Isso acontece porque esses motores mais fortes (aliás, muito mais fortes) emitem mais gases e com mais rapidez.
Portanto, um escapamento, para dar conta dessa potência toda, precisa de mais espaço. A solução encontrada é colocar mais de um deles nesses carros, cada um com um jeito próprio de ser.
Caso contrário, não haveria como dar a vazão necessária, e isso deixaria o motor menos potente. Vale lembrar que quem busca um carro esportivo está de olho no melhor desempenho.
Veículos com quatro escapamentos
No mercado atual, alguns carros ainda possuem quatro escapamentos e também vão além da estética. Neste caso, podemos citar o Jaguar E-type, que tem motor V12, além do Pagani Zonda, esse com os quatro escapamentos postados e centralizados na parte traseira.
A BMW também aposta em quatro escapamentos, especialmente para os seus veículos da série M. Nesse caso, além da necessidade técnica, há também o aspecto estético, o que acaba tornando-os uma espécie de marca registrada.
Por fim, quando pegamos um carro convencional e modificamos o motor, também é comum trocar os escapamentos. Assim, haverá uma necessária adaptação para que o equipamento fique mais potente e com um acessório mais adequado.