Revisão de carro da Volkswagen tem surpresa que pesa no bolso
Empresa é questionada sobre cobrança extra de itens que ficam de fora das suas revisões.
Carros zero-quilômetro são a preferência de muitas pessoas que desejam adquirir um veículo novinho, sem problemas mecânicos e com garantia de fábrica intacta. Contudo, essa cobertura só é válida se o condutor cumprir com as obrigações da fabricante, que incluem a realização de revisões periódicas nas concessionárias.
Porém, essa simples tarefa pode custar um valor além do esperado quando se trata da Volkswagen. No caso da fabricante, a revisão é recomendada a cada 10 mil km rodados ou anualmente. Ao acessar o site da marca, é possível ver os valores fixos das 10 primeiras revisões.
No entanto, basta o proprietário prestar um pouco mais de atenção para perceber que, ao final, essa conta não fecha. Resumindo: para manter a garantia do veículo, o preço final a se pagar é maior do que o planejado.
“Pegadinha” na revisão de carros da Volkswagen
A Volkswagen traz em seu site itens considerados obrigatórios para a manutenção da garantia de fábrica. A “pegadinha” está justamente aí: são cobrados por um valor à parte, ou seja, fora dos preços dos pacotes de revisões.
Um exemplo é o Volkswagen Polo 2023, na versão 1.0 MPI, cuja variação nos preços das revisões pode chegar a R$ 3 mil. O motivo: a inclusão de itens de substituição obrigatória, que não constam no pacote básico.
Volkswagen Polo 2023 (Foto: Divulgação)
Para se ter uma ideia, o primeiro serviço de revisão tem um custo de R$ 721,81, e nele estão incluídos os seguintes itens: anel de vedação, bujão roscado, filtro de combustível, filtro de óleo e óleo de motor.
Contudo, percebe-se, em seguida, outra lista, desta vez de itens obrigatórios que não constavam no pacote anterior, mas necessários para a revisão. Um deles é o filtro de poeira e pólen, que custa à parte R$ 108,95. Ao final, a conta sobe para R$ 830,76, em vez dos R$ 721,81 iniciais.
Preço do filtro de poeira e pólen, usado na revisão do veículo, mas pago à parte (Foto: Site Volkswagen)
Mesmo aparecendo como item opcional do serviço, o site da marca diz que, para manter o perfeito funcionamento e a garantia do Volkswagen, todos os itens devem ser substituídos no seu devido tempo ou limite de quilometragem.
Mas não é só o aumento do filtro de pólen da primeira revisão que está causando dor de cabeça. Itens de revisões a cada dois anos, ou mais, vão adquirindo valores maiores e, consequentemente, tornando o processo ainda mais caro. Ao final, quando o carro tiver entre 5 e 10 anos, ou entre 50 mil e 100 mil km rodados, essa diferença pode chegar a R$ 3 mil.
Com a palavra, a Volkswagen
Em resposta ao portal Autoesporte, a marca explicou que a troca de itens que estão fora do pacote de revisão não é obrigatória e que o cliente não corre o risco de perder a garantia caso não os substitua.
“Os itens complementares são itens de troca necessária de acordo com o tempo e/ou quilometragem do veículo; logo, não são obrigatórios em todas as revisões. Se o cliente autorizar apenas a substituição dos itens básicos de revisão, a garantia do veículo será mantida. Ademais, caso ocorra algum problema durante o período de garantia que seja decorrente da falta de troca dos itens recomendados como complementares, estes serão de responsabilidade do cliente.”
Apesar do comunicado, o site da empresa diz o contrário, reforçando que, para o bom funcionamento do veículo e acesso à garantia, a troca dos itens da revisão deve ser feita ao atingir determinado tempo de uso ou quilometragem.
*Com informações Autoesporte