Zhido Rainbow, o microcarro elétrico fofinho que custa só R$ 22.590
Carrinho charmoso e pequeno da marca chinesa faz o equivalente a 85 km/l e tem alcance de 205 quilômetros. Conheça.
O mercado nacional de automóveis vem se transformando nos últimos anos, sobretudo desde a chegada das montadoras chinesas de elétricos. No entanto, o Brasil continua sendo um mercado para “desovar” modelos em fim de carreira nos EUA ou na Europa. Em contrapartida, a China se consolida como um ambiente fértil para novidades.
Porém, os carros vendidos no mercado asiático nem sempre são o que o brasileiro médio espera. O país é famoso por veículos tecnológicos e gigantes, mas também produz modelos populares e práticos para a classe operária que precisa se deslocar com facilidade.
Prova disso é o sucesso da marca Zhido, que quase foi à falência antes de ser salva pelas empresas Geely e Aima Technology Group. A grande novidade da fabricante é o Rainbow, um microcarro elétrico fofinho com preço inicial de 31.000 yuans (cerca de R$ 22.590 na conversão direta).
Apesar de ter um valor equiparável ao de uma motocicleta, o carro é apenas um pouco menor que o Renault Kwid, com 3,22 m de comprimento (46 cm a menos), 1,51 m de largura, 1,63 m de altura e 2,10 m de entre-eixos (30 cm a menos). Mesmo assim, ele custa 69% ou 3,2 vezes menos que o modelo da montadora francesa.
O microEV está longe de se equiparar a um sedan ou até a um hatch mais sofisticado, mas entrega o que promete em sua proposta. Ao rebater o encosto traseiro, o motorista e o passageiro da frente conseguem ótimos 1.034 litros de capacidade no porta-malas, por exemplo.
Motorização, visual e equipamentos
O Zhido Rainbow é um chinesinho que parece ter saído diretamente de um desenho animado infantil. As opções de cores vibrantes são várias tanto por dentro quanto por fora, sendo rosa, amarelo, azul, verde, bege, roxo e vermelho.
Porém, o destaque desse pequeno é o consumo de eletricidade, que equivale a incríveis 85 km/l. Com essa média, o custo do quilômetro rodado chega a R$ 0,38, bem melhor do que o automóvel popular da Renault. Ao atingir os 59.450 km no Kwid, o proprietário terá gasto o valor equivalente a um Rainbow novinho somente em combustível.
Fora do argumento economia, o modelo tem itens práticos como 20 porta-trecos, desbloqueio remoto e carregamento programado das baterias. Aliás, são três opções com até 17,3 kWh e alcance de 205 quilômetros. Já para a motorização há duas alternativas: potência de 20 kW e torque de 8,6 kgfm, ou 30 kW e 12,7 kgfm, respectivamente.