Detran usará câmeras em uniformes para evitar fraudes em exames para CNH
Examinadores que aplicam provas práticas e outros funcionários do departamento terão câmeras instaladas em seus uniformes.
O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito) adotará uma medida para ampliar a segurança e coibir fraudes durante fiscalizações e aplicações de provas práticas para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O trabalho de agentes e funcionários passará a ser monitorado por câmeras instaladas em seus uniformes, semelhantes às usadas por policiais militares.
O órgão afirma que visa otimizar a fiscalização e aumentar a segurança do trabalho realizado por seus agentes. Com isso, espera coibir fraudes em processos, como propinas para aprovação em testes de CNH.
“A adoção de tecnologias inovadoras, como o monitoramento audiovisual, é fundamental para garantir a excelência dos processos internos e dos serviços oferecidos à sociedade”, explica Eduardo Aggio, diretor-presidente do Detran-SP.
Projeto Focus
Batizado de Focus, o projeto “vai formular o plano que mudará a forma como o órgão realiza atividades de campo”, segundo o Detran-SP. A sigla Focus significa “Field Operations Continuous User Supervision” (Supervisão Contínua de Usuários em Operações de Campo, em tradução para o português).
O monitoramento audiovisual com a utilização de câmeras será feito durante os exames práticos, a fiscalização de autoescolas e outros serviços regulados pelo órgão de trânsito. “O Projeto Focus demonstra o nosso compromisso com a transparência e a integridade em todas as operações. Reafirmamos o dever de promover um trânsito mais seguro e organizado no Estado de São Paulo”, afirma Aggio.
A instalação das câmeras, a partir da análise de uma equipe multidisciplinar formada por 15 profissionais, é responsável por planejar, executar e monitorar todas as atividades necessárias. O prazo de formulação do plano é de 90 dias.
O Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota do país, com mais de 34 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados. Cerca de 400 mil CNHs e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLVs) são emitidos todos os meses por ele, que é o maior órgão executivo de trânsito do Brasil.