Locadoras podem desvalorizar um modelo de carro? Especialistas revelam
Este é, sem dúvida, o pior pesadelo para o proprietário de um carro que pensa em revendê-lo.
Apenas em 2023, empresas que lucram alugando carros tiveram um faturamento bruto de R$ 44,9 bilhões. O saldo corresponde a uma alta de 22% em comparação ao ano de 2022. Esses ganhos não se resumem apenas aos serviços oferecidos, mas também são obtidos por meio da compra de veículos das montadoras.
Uma dúvida que tem chamado a atenção dos proprietários de veículos no Brasil é se a venda de carros pelas locadoras seria capaz de desvalorizar o produto, ou seja, um modelo específico de carro. Especialistas têm uma resposta para esse questionamento preocupante para quem possui um automóvel na garagem.
Carro muito vendido pelas locadoras perde valor?
Houve um período em que as locadoras conseguiam altos lucros com a revenda de seminovos, principalmente quando colocamos na balança os bons descontos que essas empresas conseguiam das montadoras de automóveis, sobretudo em razão do número de carros da frota adquirida.
No entanto, durante esse processo, a corda arrebentava para o lado dos consumidores, que se deparavam com seus veículos sendo vendidos por valores bem abaixo do mercado, e das concessionárias, que perdiam vendas de zero-quilômetro de um determinado modelo em voga.
Segundo um grupo de especialistas, se um modelo de carro é muito vendido pelas locadoras, ou seja, geralmente quando estão renovando suas frotas, o modelo acaba perdendo valor e se desvalorizando no mercado. Esse é, sem dúvida, o pior pesadelo para o proprietário de um carro.
Foto: Reprodução
Por que o preço cai?
Geralmente, existem duas razões primordiais para a queda de preço de um veículo. A primeira delas está ligada diretamente à locadora, que vende um determinado modelo de veículo mais barato para obter fluxo de caixa e comprar carros novos.
Já a segunda razão se esbarra na incontestável “lei da oferta e da procura”, pois quanto mais carros parecidos com um certo tipo de modelo estiverem disponíveis no mercado, mais seu valor acaba despencando.
Por fim, apesar de muitas pessoas defenderem essa tese, há especialistas que acreditam que o volume de vendas para a locadora não atrapalha tanto o mercado, tendo em vista que o número de interessados ainda existirá.