Fim do reinado do BYD Dolphin Mini? Stellantis quer lançar elétrico barato no Brasil
A Stellantis revelou o plano da Leapmotor de entrar em nosso mercado. O SUV C10 deve ser o primeiro veículo da marca a desembarcar no país.
O Brasil vai receber um SUV elétrico da Leapmotor. A marca chinesa, iniciará sua expansão global ainda este ano e incluiu o Brasil como um de seus mercados-alvo. Um dos primeiros produtos que acreditamos que a marca chinesa de veículos elétricos trará para o Brasil é o seu SUV elétrico, o C10.
A Stellantis revelou o plano da Leapmotor de entrar em nosso mercado para vários meios de comunicação automotivos locais no início deste ano. No entanto, só neste mês de maio é que o plano foi confirmado globalmente.
A expansão global da Leapmotor estará sob a responsabilidade da Leapmotor International, que é uma joint venture que é detida em 51% pela Stellantis e foi formada como parte do acordo de 1,5 bilhão de euros do conglomerado com a montadora chinesa em outubro passado. A empresa iniciará a expansão global da marca na Europa, em setembro de 2024.
O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, também confirmou que os veículos serão vendidos como modelos da marca Leapmotor e não serão rebatizados para outras marcas Stellantis.
SUV C10
Durante a coletiva de imprensa, Carlos destacou dois modelos que foram destinados ao lançamento global, incluindo o C10. Há também o EV urbano altamente compacto, o T03, mas duvidamos que a Leapmotor International o lance no Brasil em breve devido à política de preço para novos EVs totalmente importados.
De acordo com as especificações do site da Leapmotor China, o C10 está equipado com um motor elétrico montado na parte traseira que tem potência de pico de 170kW (228cv) juntamente com 320Nm de torque. Este EV pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,29 segundos e atingir uma velocidade máxima de 170 km/h.
Existem duas opções de bateria que os clientes podem escolher na China, incluindo a bateria LFP de 52,9 kWh que permite ao EV fornecer uma autonomia classificada como CLTC de até 410 km. Por outro lado, existe também a opção de 69,9 kWh que pode entregar até 530 km de autonomia.