Acabou a bateria da chave do carro? Faça isso para não ficar na mão
Solução para impasse é simples e está disponível na própria chave e no interior do veículo.
Destrancar o carro hoje é muito mais fácil em comparação há 10 anos. Uma única chave faz tudo: abre não apenas as portas, mas também o porta-malas e, claro, dá a partida no carro. Com as partidas assistidas, não é mais necessário girar a chave até o motor ligar, pois eles pegam de primeira, inclusive no frio.
Existem ainda as chaves presenciais, que não precisam sair do bolso ou da bolsa para destrancar o carro e fazer o motor ligar com apenas um apertar de botão. Apesar de todas essas facilidades, muitos motoristas ficam receosos em relação à bateria da chave do carro, principalmente quando ela acaba inesperadamente.
São poucos os carros que avisam ao motorista que a bateria está nas últimas, portanto, é comum que muitas pessoas sejam pegas de surpresa. Felizmente, existem formas de evitar ficar trancado do lado de fora ou, pior, não conseguir dar partida no carro.
O segredo das chaves dos carros que pode te livrar de uma enrascada
As chaves presenciais dos carros contam com uma lingueta escondida. Ela funciona como uma chave mecânica normal, usada para destrancar o veículo. Para acessá-la, basta puxá-la para fora e inseri-la na maçaneta.
O miolo também pode ficar oculto, geralmente coberto por placas plásticas na porta do motorista. Para saber o local exato, basta consultar o manual do carro. Assim que entrar no veículo, execute a etapa seguinte.
Sem a bateria da chave, não é possível ligar o carro pelo botão. O motivo é que o transmissor fica inoperante. Para resolver isso, é necessário aproximar a chave de algum local específico para que o veículo identifique o transponder dela. Faça isso próximo ao botão de partida. E voilà! Tudo resolvido.
Foto: Reprodução
Caso a dica não tenha dado certo…
Se o passo a passo acima não funcionou, a recomendação é olhar na coluna de direção e buscar por um desenho de chave. O símbolo indica o local para encostar a chave presencial, de modo que o carro reconheça o código do dispositivo, possibilitando que você aperte o botão para dar a partida.
Mas se nada estiver ali, tente procurar por uma abertura semelhante a um porta-trecos, próxima ao volante ou ao console central. O leitor certamente estará lá. Por fim, em caso de dúvida, tenha sempre o manual do carro no veículo, pois nele está a localização exata para o reconhecimento.