Fiat inicia era dos híbridos no Brasil com Pulse e Fastback
Stellantis vai investir R$ 14 bi no Brasil para modernização das fábricas do grupo e introdução da nova tecnologia.
Após o anúncio de um novo ciclo de investimentos de R$ 32 bilhões para a América do Sul durante o período 2025-2030, sendo o maior valor da indústria automotiva regional, a Stellantis passou a dar mais detalhes sobre onde será implementado.
Neste caso, a empresa confirmou que serão destinados R$ 14 bilhões ao Complexo Industrial de Betim, para incorporação de novas plataformas e tecnologias, incluindo o Bio-Híbrido, que inclui o desenvolvimento e produção de veículos híbridos.
Isto representa, ao mesmo tempo, a confirmação do desenvolvimento da nova geração do Argo, Pulse, Fastback e Strada, entre outros produtos, algo sobre o qual já circulavam fortes rumores nos últimos meses.
Além disso, inclui também um investimento de R$ 454 milhões para a ampliação da fábrica de motores, que será responsável pela produção dos componentes para futuros lançamentos da Stellantis na região, entre os quais claro se destacam os híbridos, com o estreia da tecnologia Bio-Híbrida, prevista para o segundo semestre deste ano. A nova linha de motores permitirá a fabricação de 1,1 milhão de unidades por ano.
A esse respeito, Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul, afirmou: “À beira de completar 48 anos, o Polo Automotivo Stellantis de Betim tem uma história marcada pelo sucesso, produzindo modelos que lideram seus segmentos no Brasil. Com esse novo investimento de R$ 14 bilhões, daremos continuidade ao incrível legado desta fábrica, direcionando valor para renovar nossa linha de produtos, desenvolver novas tecnologias e gerar novos empregos.”
Novos veículos híbridos
Em relação à nova geração de produtos Fiat para o segmento B, vale lembrar que há algumas semanas nossos colegas da Autos Segredos forneceram mais informações. No caso da nova geração do Argo – que manteria esse nome -, ela é conhecida internamente pelo código F1H, Argo Next Gen ou Project 328. Como havíamos antecipado, o hatch evoluirá e se tornará muito semelhante ao o Panda Europeu, que será apresentado no final deste ano, enquanto o Argo estreará por volta de 2025/2026. Além disso, poderá ser o primeiro produto da marca italiana a contar com mecânica híbrida plug-in.
Por sua vez, a próxima geração do Pulse e do Fastback são conhecidas pelos códigos F2U e F2X respetivamente e serão inspiradas nos protótipos que a Fiat apresentou em fevereiro, também derivados do Panda, entre os quais se destacaram um SUV maior e um SUV. fora.
O que todos terão em comum será a sua base: em vez da plataforma que utilizam atualmente e que é de origem Fiat, serão desenvolvidos na plataforma modular CMP/eCMP – de origem do antigo Grupo PSA -, que no Brasil já utilizam vários modelos Peugeot e Citroën como o 208/2008 e o C3/C3 Aircross.
Da mesma forma, também aproveitarão os motores Firefly aspirados e turbo, como o mais novo 1.0 turbo de 125/130 cv ou o 1.3 turbo de 175/180 cv, com câmbio automático CVT ou com conversor de torque de 6 velocidades e que são compatíveis com eletrificados, sejam híbridos moderados, híbridos convencionais ou híbridos plug-in.